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Jovem espera por cirurgia há mais de três meses em Alvorada

William Silva precisa realizar uma cirurgia de hérnia, mas pendência no cadastro do posto impede o andamento do procedimento

20/10/2022 - 16h17min


Arquivo pessoal / Reprodução
William tenta atualizar cadastro sem sucesso

Conviver com dores ao andar, carregar peso e trabalhar passou a fazer parte da rotina de William Silva, 23 anos, há mais de três meses. Ele, que trabalha como ajudante geral em um mercado de Alvorada, cidade em que também reside, está à espera de uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal e uma hidrocele –  o acúmulo de líquido dentro dos testículos.

– Ele não pode levantar peso nenhum, tem dificuldades para caminhar, dormir. Ele está bem inchado. Isso acaba afetando toda a vida dele. É uma pessoa que está com a vida parada – diz a mãe Thais de Oliveira, 38 anos, operadora de caixa.

Como a sua atuação profissional exige esforço físico, carregando e descarregando mercadorias o dia inteiro, o problema vem se agravando, e William sentindo cada vez mais dor.

Tentativas

Foram várias as tentativas de resolver a situação. A mãe conta que já foi com o filho mais de cinco vezes à Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Aparecida, em Alvorada, mas que em apenas duas ocasiões foram atendidos. Na primeira, o jovem foi encaminhado para a realização de exames no Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Lá, depois do resultado do exame confirmar a hérnia e a hidrocele, a família foi aconselhada a voltar à UBS e pedir um encaminhamento para a cirurgia. Acontece, porém, que após o pedido para o procedimento, William não conseguiu entrar para a fila de cirurgias. No seu cadastro, feito pelo posto, consta uma pendência, que impossibilita a realização do atendimento.

Desde então, a família busca resolver a tal pendência, mesmo sem ter informação do que pode ser, para conseguir tornar os dias de William mais tranquilos novamente. Até uma agente de saúde buscou ajudar a família, conseguindo novamente um atendimento no posto para a resolução do problema no cadastro. Mesmo assim, a pendência continua.

– Nós voltamos ao posto várias vezes, ficamos na fila até sermos atendidos. Quando conseguimos o atendimento novamente para o encaminhamento para cirurgia, o problema aconteceu novamente. Fomos à Secretaria de Saúde de Alvorada, que nos informou que só a médica do posto pode resolver quaisquer pendências que houverem no cadastro – conta Thaís.

Sem condições financeiras de realizar a cirurgia de forma privada, a família segue tentando o encaminhamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas Thais confessa que está perdendo as esperanças.

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O que diz a Secretaria de Saúde

Em resposta à reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alvorada, por meio de sua assessoria de comunicação, afirma que o paciente William Silva “foi orientado, no dia 22 de setembro, a se dirigir à emergência por estar em crise aguda. Depois, a retornar à UBS com a nota de atendimento da emergência para seguir o atendimento”. 

Segundo a Secretaria, até o momento, o paciente não teria retornado à UBS. Sobre a situação de pendência no cadastro de William, a SMS disse que o paciente deve regularizar a situação cadastral, comparecendo novamente à UBS.

A família, no entanto, afirma não ter recebido essas orientações sobre o encaminhamento do atendimento. Alega, ainda, que já retornou diversas vezes ao posto para tentar regularizar o cadastro, sem sucesso.

Produção: Júlia Ozorio



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