Seu Problema é Nosso
Projetos conseguem doações para crianças
Grupos com os quais o DG conversou arrecadaram mais que o esperado para entregas e eventos que planejavam em outubro
No início de outubro, o DG apresentou quatro projetos sociais que estavam em busca de doações. Os grupos, de Porto Alegre e da Região Metropolitana, queriam fazer eventos ou entrega de brinquedos e outros itens para tornar o Dia das Crianças mais especial. Como resultado, houve arrecadações acima do esperado e diversão com a criançada.
Driblando a chuva
No bairro Lomba do Pinheiro, na Capital, um grupo de motoboys doou kits com brinquedos e guloseimas para cerca de 2,5 mil crianças. A meta, no início do mês, era presentear pelo menos 1,5 mil. A entrega ocorreu em 12 de outubro, quando os voluntários foram bairro adentro com suas motos. A garoa que caía no dia atrapalhou no início.
— Quando chegamos na primeira entrega, já abriu o sol, aí deu tudo certo — completa Lucas dos Santos Almeida, 35 anos.
A ação contou com a participação voluntária da palhaça Leleca, da Chiquinha e da Liga Heroica (grupo que se fantasia com roupas de heróis e outros personagens). Agora, os motoboys avaliam a possibilidade de arrecadar material escolar. É possível acompanhar os trabalhos do time pelo Instagram (@motoboysdalomba) e pelo Facebook (facebook.com/motoboys.dalomba.9).
LEIA MAIS
De olho no futuro: saiba como foi o mês de outubro para os leitores acompanhados pelo DG
Família consegue vagas em escola de Capão da Canoa
Com ajuda de campanha virtual, família de Caxias do Sul consegue comprar oxigênio portátil
Missão mais do que cumprida
Foi também com receio de que a chuva mudasse os planos que o operador de máquina Fábio dos Santos, 26 anos, foi dormir no dia anterior ao evento do projeto Os de Verdade. O grupo planejava uma festa para 16 de outubro, com brinquedos infláveis e entrega de lanches e kits de doces, no bairro Fortuna, em Sapucaia do Sul. E, ao fim, fizeram até mais:
— Conseguimos cumprir com êxito a missão e, além disso, ainda ajudamos mais uma instituição, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em Sapucaia — destaca Fábio, que está à frente do projeto.
O evento na Apae ocorreu no dia 17. Mesmo com as duas ações, ainda sobraram itens, que foram doados em outros três locais. Mensalmente, o Os de Verdade faz entregas de cestas básicas pela cidade e, com o Natal, também planeja um evento. Para ajudar com brinquedos e alimentos não perecíveis, entre em contato pelo Instagram (@osdeverdade_) ou pelo (51) 99917-4573, com Fábio.
Quatro ações, em vez de duas
De dois eventos planejados, surgiram quatro. E da meta de 300 brinquedos, foram arrecadados 450. Esse foi o saldo da iniciativa do projeto Nós por Todos. Os voluntários fizeram duas festas na Capital: no dia 8, na Vila Ecológica, e, no dia 9, no Loteamento Timbaúva. Mas, em 12 de outubro, também ajudaram em outro evento na Capital e, no dia 15, levaram o restante dos brinquedos e doces para Viamão.
— Há dois anos, não conseguíamos fazer isso, quatro ações, mal conseguíamos fazer uma. Então, foi muito feliz, uma recompensa muito grande ver as crianças ali — compartilha a funcionária pública Amanda Borges, 29 anos, uma das criadoras e organizadoras do Nós por Todos.
O projeto faz doações de marmitas pelo centro de Porto Alegre e aceita contribuições. Para saber mais, acesse @nospor.todos no Instagram.
Festança
Na Praça dos Anjos, no bairro Bom Jesus, cerca de 700 crianças foram atendidas na festa do projeto Juntos Somos Mais Fortes, em 12 de outubro. Houve brinquedo inflável, guloseimas, bolo, cachorro-quente e refrigerante. Cerca de 65 voluntários ajudaram, segundo o produtor cultural Paulo Barbosa, 45 anos, o Fubá.
— Recebemos muitas doações após a matéria do DG, e sobraram ainda brinquedos para o Natal — relata.
Para a data, a iniciativa aceita mais brinquedos, além de refrigerantes e doces. É possível entrar em contato pelo Facebook (facebook.com/JuntosSomosMaisFortt/), pelo Instagram (@juntos_somosmaisfortespoa) e pelo (51) 98513-2834, com Fubá.
Produção: Isadora Garcia