Notícias



Transporte coletivo 

Reforma do terminal de ônibus Princesa Isabel passa por últimos ajustes em Porto Alegre

Local é o primeiro de oito terminais que receberão melhorias até 2023; veja cronograma

24/10/2022 - 22h08min


Kathlyn Moreira
Kathlyn Moreira
Enviar E-mail

O trabalho de revitalização do terminal de ônibus Princesa Isabel, em Porto Alegre, passava pelos últimos ajustes nesta segunda-feira (24). Após 45 dias de trabalho, pinturas restantes e a colocação do piso tátil que faltava estão sendo efetuadas. Um funcionário calculou que os detalhes deverão ser finalizados em no máximo uma semana.

O espaço faz parte de uma lista de oito terminais que receberão melhorias até o ano que vem pela empresa I9 Engenharia, que venceu a licitação. No terminal Princesa Isabel, foram feitas limpeza, pintura, substituição da iluminação, manutenção da rede elétrica, do piso das plataformas e dos sanitários, colocação de piso tátil, restauração do pavimento dos boxes dos ônibus, poda, melhorias na sinalização e instalação de bancos. Cerca de 10 mil passageiros passam pelo espaço diariamente. 

Conforme a auxiliar de serviços Rita de Cássia dos Santos Garcia, 54 anos, a mudança "foi para melhor".

— Estava sem pintura, com os bichos tomando conta — comentou.

Leia mais
Semana Lixo Zero busca conscientizar sobre descartes
Projeto oferece visitas guiadas que incentivam consciência ambiental em Porto Alegre
Museu do Hip Hop inaugura estufa agroecológica

A doméstica Jacira Correia, 56, também fez elogios:

— Está mais limpo, mais cuidado. Eu pego ônibus aqui faz 15 anos — disse a passageira.

No terminal Antônio de Carvalho, o segundo do cronograma de reformas da prefeitura, o serviço começou em 10 de outubro, com a lavagem do local. Os próximos passos serão pintura com tinta antipichação, reparos no telhado e das colunas de água, colocação de piso tátil, revitalização do passeio e manutenção dos sanitários. A previsão de conclusão é entre 30 a 45 dias, conforme o secretário-adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres.

Na Restinga, o terminal Nilo Wulff deverá ter a reforma iniciada em dezembro, segundo o secretário. Por enquanto, foi realizado apenas um diagnóstico dos serviços. O planejamento é executar lavagem, pintura, revisão elétrica e revitalização da iluminação (com duplicação do número de lâmpadas e conversão para LED). Também haverá um investimento em acessibilidade, com piso tátil e ampliação de rampas. A empresa ainda vai revitalizar sanitários e incluir uma sinalização informativa por meio de placas. Ainda está prevista uma intervenção para evitar pombos no local. 

Para o ano que vem, estão programados para o primeiro semestre os serviços nos terminais Utzig (Dom Pedro II x Benjamim Constant), Jayme Caetano Braun (Carlos Gomes x Nilo Peçanha) e Mendes Ribeiro (Carlos Gomes x Protásio Alves). Já na segunda metade do ano, serão contemplados os terminais Parobé e Triângulo. 

O investimento do projeto é de R$ 2,2 milhões, e o contrato tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por até 60 meses. A iniciativa faz parte do Programa Mais Transporte. 

Confira o status das reformas nos oito terminais 

Azenha e Princesa Isabel

  • Status: lavagem com hidrojateamento, pintura, impermeabilização de telhado, serviços hidrossanitários, recomposição da pavimentação e dos pisos. Atualmente estão executando os últimos ajustes. 
  • Previsão de conclusão: reforma finalizada, passa pelos últimos ajustes.

Antônio de Carvalho

  • Status: começou a passar por lavagem nesta semana. Ainda terá pintura com tinta antipichação, reparos no telhado e manutenção das colunas de água, que estão há 20 anos sem intervenção. 
  • Previsão de conclusão: de 30 a 45 dias.

Nilo Wulff (Restinga)

  • Status: trabalhos previstos para começarem em dezembro. Até o momento, só foi feito o diagnóstico. Primeiras ações programadas são lavagem, pintura, revisão elétrica. Posteriormente, haverá revitalização da iluminação, com duplicação do número de lâmpadas, convertendo todas para LED. Investimento em acessibilidade, com piso podotátil e ampliação de rampas. Revitalização de sanitários e inclusão de sinalização informativa, além de intervenção para evitar pombos. 
  • Previsão de conclusão: primeiro semestre de 2023.

Utzig (Dom Pedro II x Benjamim Constant) , Jayme Caetano Braun (Carlos Gomes x Nilo Peçanha) e Mendes Ribeiro (Carlos Gomes x Protásio Alves) 

  • Status: deve começar em fevereiro. Passará por lavagem, pintura com tinta antipichação e revitalização da rede elétrica. Já havia sido feita uma melhoria nesse último caso, mas houve furto de cabos e parte da obra foi perdida. Também está previsto aumento da iluminação. A prefeitura ainda tenta viabilizar uma parceria privada para ocupar os terminais com comércio e serviço. 
  • Previsão: primeiro semestre de 2023.

Parobé 

  • Status: ainda não iniciado. Serão executadas obras para acessibilidade, melhorias nos sanitários e na cobertura, que está precária, pintura com tinta diferenciada, desobstrução das colunas de água e sinalização de faixa de segurança e placas. 
  • Previsão: segundo semestre de 2023.

Triângulo 

  • Status: será o último a ser executado porque já contou com várias melhorias em razão de uma contrapartida. Passará por lavagem e pintura, além de revisão elétrica. Será implantada acessibilidade, atualização da sinalização e revitalização e estudo para as escadarias. 
  • Previsão: segundo semestre de 2023.

MAIS SOBRE

Últimas Notícias