Nova atração
Píer, mirantes e escadarias para contemplar o pôr do sol no Guaíba: Parque do Pontal abre neste sábado em Porto Alegre
Público poderá visitar a novidade na Zona Sul a partir do meio-dia; inauguração oficial ocorre pela manhã
O Parque do Pontal será inaugurado de forma oficial neste sábado (26), às 10h, na zona sul de Porto Alegre. Localizado na parte de trás do complexo de mesmo nome e perto de referências como a Fundação Iberê Camargo, o BarraShoppingSul e o Jockey Club do RS, o espaço ao ar livre e de visitação gratuita de 29 mil metros quadrados promete ser uma das grandes atrações de lazer para a população às margens do Guaíba.
Um catamarã partirá do Cais Mauá para o evento de inauguração com autoridades, convidados e empreendedores em direção ao novo parque, onde haverá uma estação para embarque e desembarque do serviço de transporte regular de navegação.
— O Parque do Pontal é um equipamento multifacetado. É o primeiro dos parques onde as pessoas realmente se aproximam da água por uma pequena praia — afirma Ricardo Jornada, diretor corporativo da SVB Par, empreendedora responsável por todo projeto.
Leia mais
Com queda no nível das águas, bancos de areia se formam no Guaíba
Quiosques já estão instalados na orla do Guaíba; saiba o que será vendido em cada um
Sem PPCI desde 2020, Anfiteatro Pôr do Sol sofre com vandalismo e abandono; veja imagens
O dirigente destaca algumas das atrações que estarão à disposição do público.
— Há dois píeres, trilha onde parte da história de Porto Alegre é contada, enfim, um ambiente propício para os alunos das escolas passarem o dia pesquisando, assim como para as famílias e as crianças — enumera.
Além de mirantes e escadarias para contemplação do pôr do sol, há, ainda, píer de 130 metros avançando em direção às águas, pista de caminhada com piso tátil, área gramada, ciclovia, bancos, árvores, painéis interativos com a história do Estaleiro Só – que promovia as operações navais no local antigamente –, playground com a presença de um leme de navio para brincadeiras, equipamentos, janela arqueológica, mosaico com vidros produzido por artistas plásticos alusivo aos 250 anos da Capital e até um monumento inter-religioso (confira a relação completa abaixo). O parque estará aberto para o público a partir do meio-dia.
O local onde fica situado o playground possui piso emborrachado, escorregador, cordas e outros brinquedos. Autor de grafites espalhados pelas ruas de Porto Alegre, Marcelo Pax é o responsável pelos desenhos coloridos do playground. Elementos náuticos, como escotilhas, podem ser observados em alguns pontos.
Há diversas câmeras de segurança instaladas em vários locais, e a iluminação também aparece distribuída por postes e no próprio solo. Um detalhe que chama a atenção são as placas indicativas com direções e mapas onde as pessoas podem se situar durante o passeio.
No píer menor fica localizada a nova estação do catamarã. Na sala de espera, os passageiros terão poltronas confortáveis, tecnologia e ar condicionado à disposição.
— A partir da inauguração, o parque passa a ser da população de Porto Alegre e de Guaíba. Estamos unindo as cidades via catamarã — diz Jornada.
O trajeto da ciclovia contorna o empreendimento pela Rua Dr. Lya Pires. A nova via dá acesso à entrada do hotel e aos estacionamentos do shopping, onde há 1,2 mil vagas pagas disponíveis. A expectativa é de que 1,3 milhão de pessoas frequentem o parque mensalmente, estima a SVB Par.
— Será um ponto de destino do porto-alegrense e dos turistas, porque o empreendimento tem um hotel, complexo médico e shopping center — ressalta o diretor corporativo.
Os píeres, que estão integrados ao parque, terão pontos para pescaria e 50 poitas (objeto pesado que serve para a ancoragem de barcos e veleiros). Os cabeços de amarração dos navios foram originalmente preservados, como na época áurea do Estaleiro Só.
Por meio da janela arqueológica é possível visualizar no chão a parte de cima de um dos pilares de um ramal ferroviário do asseio público. A história do Estaleiro Só também pode ser acessada através de QR Codes adicionados em painéis.
— É uma área verde significativa da cidade e de frente para o Guaíba. Faz parte da estratégia de criarmos importantes marcos de visitação turística — conta o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, salientando que grande parte dos turistas vindos do resto do país chega na Capital antes de partir para Gramado, na Serra.
Outra atração é um monumento inter-religioso, que foi financiado pela ONG Centro de Diálogo KAICIID. A escultura com mais de 750 quilos, idealizada pelo rabino Guershon Kwasniewski e assinada pela artista Ivone de Fátima Torzeschi, representa duas mãos em sinal de reza e meditação, apoiadas acima de um globo terrestre com os símbolos de várias religiões e a palavra Paz escrita em diferentes línguas. Está prevista para acontecer uma celebração ecumênica no local da obra.
O Parque do Pontal é uma contrapartida à instalação do complexo na área pela SVB Par. Erguido com recursos privados dos empreendedores do complexo do Pontal (SVB Par, Melnick e Leroy Merlin), o parque será mantido, em termos de manutenção, segurança e modernizações, por essas empresas durante 10 anos. Sua área foi doada oficialmente à prefeitura, enquanto seu projeto foi aprovado pelas secretarias afins, além da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Ephac) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
— O Pontal será mais um grande passo no sentido da atração turística de Porto Alegre. Será um espaço bastante diferenciado de contemplação, algo único — celebra Bremm.
Há imensa expectativa entre todas as partes envolvidas.
— Nosso desejo como porto-alegrenses é que a orla do Gasômetro um dia se conecte com essa obra que está sendo entregue no Pontal — almeja o vice-presidente de Operações da Melnick, Marcelo Guedes.
Quem visitar o parque poderá perceber, ainda, a presença de muitas árvores nativas. Foram recém-plantadas 160 árvores, além de outros 100 arbustos.
Outras atividades
Ainda neste sábado, será realizado o Passeio Ciclístico Parque do Pontal, organizado pelo PedAlegre Clube de Ciclismo. Quem quiser participar, precisa passar no lounge do grupo que estará montado no local, a partir das 15h. Os primeiros 300 receberão uma camiseta dry fit. Todos os participantes ganharão uma senha para concorrer a uma bicicleta no final. A saída acontecerá às 16h e o percurso terá aproximadamente 15 quilômetros, indo até o Gasômetro e retornando ao Parque do Pontal, onde serão distribuídas garrafinhas de água gelada, barras de cereais e ocorrerá o sorteio da bike.
No domingo (27), às 17h, no Mini Anfiteatro, acontece um show especial do trio de blues e rock Los Compadres, com os músicos Vini Silveira (guitarra e vocais), Zé Carrasco (baixo e vocais) e Juliano Maffessoni (bateria e vocais). O repertório vai de Eric Clapton e Stevie Ray Vaughan até Ben Harper e Lenny Kravitz.
Veja o que haverá no Parque do Pontal
Elementos:
- Passeios internos
- Escadas
- Rampas
- Corrimãos
- Guarda-corpos metálicos
- Vegetação e arborização
- Elementos metálicos para restrição de acesso remetendo aos antigos cabeços de amarração do Estaleiro Só
Equipamentos:
- Bicicletário
- Bancos
- Lixeiras
Fitness ao ar livre:
- Conjunto de barras multiexercitador
- Pranchas de abdominal
- Conjunto triplo de barras
- Conjunto de obstáculos
Ginástica melhor idade:
- Simulador de caminhada
- Simulador de esqui triplo
- Voador peitoral com voador dorsal
- Surf com pressão nas pernas
- Puxador duplo
Trilha interpretativa, composta por:
- Painéis da Trilha do Asseio
- Janela Arqueológica para visualizar um pilar dos antigos trilhos do asseio
- Painéis labirintos que contam histórias
- Totens informativos sobre a história do Estaleiro
- Painéis interativos - Puzzle Naval
- Mini Anfiteatro
- Maquete do Pontal do Estaleiro
- Foto Panorâmica
- Mirante Proa do Navio
- Playground com tema náutico e balanço acessível
Sanitários:
- 8 estações de lavatório
Masculino:
- 3 cabines com bacia sanitária
- 1 cabine com bacia sanitária e pia PNE (pessoa com necessidades especiais)
- 4 mictórios
- Trocador infantil
Feminino:
- 4 cabines com bacia sanitária
- 1 cabine com bacia sanitária e pia PNE
- Trocador infantil
Além do parque, há outras atrações na área como o Pontal Shopping, que contará ainda com um hub da saúde do Hospital Moinhos de Vento, e a megaloja da Leroy Merlin, já aberta ao público. A torre de 80 metros de altura construída pela Melnick terá 237 salas comerciais e consultórios, sendo que as chaves já estão sendo entregues para os donos. O hotel Double Tree by Hilton, que possuirá 141 quartos, tem previsão de inauguração no mês de dezembro. É no empreendimento que serão disponibilizadas 1,2 mil vagas pagas para estacionamento.
Ouça o Perimetral Podcast sobre o novo parque