Notícias



Educação financeira

Professora gaúcha é premiada por projeto de economia com alunos

Vanderlize San Marins de Lima, de Sapiranga, ganhou o primeiro lugar em prêmio nacional ao incentivar os jovens a poupar 

29/11/2022 - 05h00min

Atualizada em: 29/11/2022 - 05h00min


Instituto BEI / Divulgação
Vanderlize se emocionou ao receber a premiação

Quem preza pela valorização de seus alunos também merece ser valorizada. Assim, a professora de geografia Vanderlize San Martins de Lima, da Escola Municipal de Ensino Fundamental La Salle, de Sapiranga, no Vale do Sinos, foi premiada nacionalmente pelo seu projeto de educação financeira com alunos do 8° ano. O reconhecimento partiu do Instituto BEI, que reuniu educadores, especialistas em economia e organizações da sociedade civil na sede da Bolsa de Valores, em São Paulo, para a cerimônia de premiação da primeira edição do Prêmio BEI de Educação Financeira para Escolas Públicas.

No evento, foram reconhecidos educadores de oito Estados do país, que se inscreveram no edital do prêmio e foram avaliados por um comitê de especialistas. As iniciativas selecionadas foram todas desenvolvidas em escolas públicas e envolveram o tema da educação financeira de forma qualificada, a partir de metodologias eficazes.

Questionada sobre a importância da educação financeira, a diretora executiva do Instituto BEI, Sandra Battistella, responde:

- É urgente educar financeiramente o jovem brasileiro. Aprender desde cedo a planejar, poupar e tomar decisões que envolvem seus recursos financeiros favorece a formação do jovem como cidadão, tornando-o mais crítico, autônomo e preparado para enfrentar os desafios da vida adulta.

LEIA MAIS:
Parque do Pontal é oficialmente inaugurado em Porto Alegre
Médicos do Sorriso levam alegria para pacientes que lutam contra o câncer em Porto Alegre 

Inadimplência

Professora há 17 anos, Vanderlize foi a única representante gaúcha na premiação, sendo o grande destaque do evento ao conquistar o primeiro lugar. Ao todo, a professora ganhou R$ 14 mil, somando com premiação extra. A viagem foi custeada pelo Estado. 

Segundo a Confederação Nacional do Comércio, cerca de 79% das famílias brasileiras estão endividadas e 30% inadimplentes. Após ter conhecimento desses dados e se surpreender negativamente com eles, Vanderlize teve a ideia de implementar a educação financeira com seus alunos da turma 812. 

De acordo com a professora, anteriormente, ela participou de cursos realizados pelo Instituto Brasil Solidário, onde pôde desenvolver um maior conhecimento sobre economia como um todo, podendo aplicar técnicas em ensinamentos em sala de aula.

- Primeiramente, questionei os alunos sobre questões econômicas, se costumavam ouvir, em casa, reclamações sobre o valor das coisas. Todos disseram que sim, ouviam esse tipo reclamação - conta Vanderlize.


Projeto Endividados 

Jefferson Botega / Agencia RBS
Iniciativa começou nos primeiros meses do ano letivo

Nos meses de maio e junho, os alunos realizaram pesquisas em mercados da cidade e notaram o aumento nos preços da cesta básica. Após isso, os dados foram tabulados na aula de matemática, com o professor Leonardo Steigleder.

Além de Leonardo, também contribuíram as professoras Ieda Andrade, de português, em um concurso com rimas sobre a educação financeira, e Mônica Mahl, de artes, disciplina em que os alunos criaram cofrinhos para preservar seu dinheiro, comprando algo que desejarem ao fim deste ano.

Vanderlize também apresentou aos seus alunos um jogo de tabuleiro criado pelo Instituto Brasil Solidário. Chamado de Piquenique, o jogo consiste em desafios e escolhas econômicas do cotidiano. Cada jogador recebe a mesma quantia de Américas - a moeda do jogo -, e ganha quem conseguir economizar mais ao final da partida.

Inspirados nisso, os alunos tiveram uma nova ideia de jogo visando o consumo consciente. Nesta competição, os jogadores já começam endividados e precisam lidar com as adversidades financeiras do mês. O objetivo é sair do endividamento.

Além disso, a turma criou uma planilha para que as famílias pudessem controlar as finanças de maneira mais acessível, anotando com praticidade os gastos e ganhos do mês. No entanto, perceberam que seria mais prático e acessível pôr essa planilha em um aplicativo.

- Nós criamos, em uma plataforma digital, o app Saindo das Dívidas. Agora, a prefeitura está nos ajudando a desenvolvê-lo de forma adaptada para podermos lançá-lo nas lojas de aplicativos - comenta Vanderlize.

LEIA MAIS:
Campanha de fim de ano do Grupo RBS convida os gaúchos a celebrar a vida todo dia
Demanda aumenta e estoques caem: doação de sangue é ainda mais importante no final do ano
Nova Santa Rita lança Censo Animal

Reconhecimento em feiras nacionais

Os estudantes Adeyinka Adetola e Luis Felipe Brizola, ambos de 13 anos, e Djeimisom de Avila, de 14 anos, alunos da turma 812, tomaram a frente do projeto para conduzi-lo e apresentá-lo em feiras. Eles, juntamente com a professora Vanderlize, apresentaram o projeto completo, no início do mês, na 4ª Mostra do Colégio Mãe de Deus, em Londrina, no Paraná. Todas as despesas da viagem foram pagas pela prefeitura de Sapiranga.

Por lá, o projeto recebeu uma credencial para a ExpoCeti, na cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco, prevista para a segunda metade de 2023.

- Eu não imaginava que o projeto iria tão longe. A gente valoriza muito o reconhecimento do aluno, isso é o mais importante - diz, com alegria, Vanderlize.

Produção: Leonardo Bender

Últimas Notícias