Notícias



Após adiamento

Transferência da farmácia de medicamentos especiais da Borges de Medeiros para a Azenha será em 12 de dezembro

Mudança também marca a passagem da gestão estadual para municipal

25/11/2022 - 22h20min


Jhully Costa
Jhully Costa
Enviar E-mail
Secretaria Estadual de Saúde / Divulgação
Novo prédio conta com maior espaço para espera e atendimento

A sede da Farmácia de Medicamentos Especiais de Porto Alegre será transferida do Centro Histórico para a Azenha em 12 de dezembro. O serviço, atualmente localizado na esquina da Rua Borges de Medeiros com a Rua Riachuelo, ficará em um prédio na Avenida da Azenha, número 295, próximo ao Shopping João Pessoa.   

A expectativa inicial era que a mudança fosse concluída até setembro, após a finalização das obras de adequação da estrutura. Depois, em novembro, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou que a mudança ocorreria no dia 1º de dezembro. Conforme a pasta, a data foi remarcada por questões administrativas e logísticas.

Junto a troca de endereço, será completada a transferência da gestão, que passará da SES para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital. Francisco Isaias, diretor geral de Atenção Hospitalar e Urgências da SMS e coordenador do projeto de municipalização da farmácia de medicamentos especiais, explica que a demora foi motivada pela segurança necessária para a transição de um serviço que atende cerca de 700 pessoas por dia. 

Leia mais
Obras de hospital em Eldorado do Sul devem começar no ano que vem
Em Canoas, paciente espera há seis anos por cirurgia
Hospital Beneficência Portuguesa será vendido para quitação de dívidas trabalhistas

— Também é uma transição entre uma gestão estadual, com toda a logística de recursos humanos, tecnologia, parte de informática, manutenção e estocagem, para a estrutura do município de Porto Alegre. Para organizar esse serviço, o município parceirizou a mão de obra e a logística desse processo administrativo — afirma.  

Mais de 23 mil pessoas são atendidas no local mensalmente. De acordo com a SES, a nova sede trará melhorias à população. Isso porque a farmácia contará com maior espaço de espera, com capacidade para 60 lugares, além da ampliação no número de guichês, passando de quatro para 10. O prédio também terá melhor estrutura para oferecer acessibilidade e conforto aos usuários.  

A sede do bairro Azenha terá ainda consultórios para a ampliação do cuidado farmacêutico que hoje acontece por tele atendimento. Também conta com uma maior área de estoque, o que permitirá que os abastecimentos possam ocorrer de forma mais espaçada.  

Isaias comenta que o novo prédio já está pronto, recebendo no decorrer da semana os equipamentos para a rede de frio, destinada aos medicamentos termossensíveis que são disponibilizados na farmácia: 

— Estamos adequando toda essa estrutura de armazenagem e também de fluxo de processos. Mas o prédio já está pronto, sendo mobiliado. Inclusive há equipamentos e móveis que serão repassados da atual farmácia estadual para a estrutura municipal. É um processo bastante complexo, em que nossos técnicos estão atentos e meticulosos, porque a nossa provocação é a qualidade do serviço e a segurança desses itens medicamentosos.  

O diretor acrescenta ainda que o município vai assumir todo o componente da assistência farmacêutica especializada do Sistema Único de Saúde (SUS), o que motivou uma série de providências e demandas administrativas. A ideia, segundo Isaias, é que a farmácia do Centro feche após o expediente na sexta-feira, 9 de dezembro, e reabra na segunda-feira, dia, às 8h, já na nova sede, na Azenha.  

— Teremos um cuidado máximo para que não haja nenhuma interrupção de entrega e de dispensação de medicamentos especializados. Se precisar fechar um pouco antes na sexta-feira, nossos usuários serão avisados, porque isso muda a vida das pessoas. Tem gente que retira seus medicamentos naquele local há mais de 20 anos. Então vai mudar a cultura, a geografia, mas muda também a qualidade do atendimento que vamos prestar à população — destaca.  

De acordo com a SES, não haverá mudança em relação ao serviço online do Farmácia Digital, que seguirá no site farmaciadigital.rs.gov.br. No portal, o usuário pode consultar quais são os remédios disponibilizados pelo SUS que são de responsabilidade do Estado. Alguns podem ser solicitados de forma digital, sem necessidade de que a pessoa se desloque até a sede da farmácia.  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias