Notícias



Início do ano letivo

Porto Alegre planeja zerar déficit com contratação de mais de 500 professores

Conforme a Secretaria Municipal de Educação, um concurso público está previsto para ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano

17/01/2023 - 22h36min


Laura Becker
Laura Becker
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Escolas municipais ainda registram falta de 270 monitores, conforme a Secretaria

O início do ano letivo nas escolas municipais de Porto Alegre ocorrerá sem a falta de professores. Esse é o planejamento da Secretaria Municipal de Educação (Smed), após anunciar a nomeação de 535 docentes que irão atuar na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Os profissionais foram contratados em caráter emergencial e irão trabalhar em diversas áreas do conhecimento, conforme a Smed. Os professores, ainda neste mês, estarão em processo de contratação e assumem suas funções escolares a partir de fevereiro.

Além disso, a prefeitura planeja um concurso público para nomeação de docentes no primeiro semestre. Até o momento, o número de vagas não foi definido.

Leia mais
Alunos de escola na Lomba do Pinheiro lançam livro sobre a Porto Alegre das periferias
Demissão de cozinheiras afeta fornecimento de merenda em 41 escolas de Porto Alegre
Com auxílio de vaquinha online, estudante da Restinga consegue fazer curso em Cambridge, na Inglaterra

O ano letivo na Educação Infantil começa no dia 8 de fevereiro. Já os alunos do Ensino Fundamental voltam às aulas no dia 22 de fevereiro.

Situação dos monitores

Se a falta de professores é considerada resolvida pela secretaria, o déficit de monitores ainda é observado nas escolas municipais. Conforme a Smed, faltam cerca de 270 profissionais para atender toda a demanda.

A pasta afirma que foram aprovados 551 candidatos de um concurso público realizado em 2020. Deste total, 265 já foram nomeados e a Smed afirma que o restante ainda poderá ser chamado, sem determinar um número. 

De acordo com a secretaria, nos últimos anos, houve uma crescente judicialização em relação ao tema de pais exigindo um acompanhamento mais específico, o que ocasionou um aumento da demanda.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias