Notícias



Seu Problema é Nosso

Em Alvorada, aposentado espera há quatro anos por consulta com especialista

Contatada, a Secretaria Municipal de Saúde não respondeu aos questionamentos da reportagem

13/03/2023 - 15h59min


Desrespeitado, é assim que um servidor público aposentado, que prefere não ser identificado, se sente por estar esperando há mais de quatro anos por uma consulta com um andrologista – especialista que cuida da saúde do homem. No final de 2018, o morador de Alvorada foi encaminhado para tratar uma disfunção erétil.

– Mas nunca me chamaram. E, quando eu busco por informações, tudo o que me dizem é que eu preciso aguardar – lamenta. 

De acordo com o sistema de gestão de consultas, em que o paciente pode acompanhar a situação do agendamento com um número de protocolo, a espera pelo especialista já ultrapassou 1.400 dias. E o prognóstico não é animador: a página aponta que o tempo médio para conseguir um andrologista é de 2.076 dias – o equivalente a aproximadamente cinco anos e seis meses. 

Frustração

Mas essa não é a única frustração, diz ele. Isso porque, no início, o paciente chegou a achar que não demoraria tanto. 

– Um dia, meses depois de me encaminharem, me chamaram na secretaria de Saúde (de Alvorada) e eu achei que tinham marcado. Só que era só para me dar um papel com o protocolo – relembra. 

Tratamento

Com mais de 70 anos, ele conta que iniciou o tratamento para uma disfunção erétil com um urologista no Pronto Atendimento Municipal (PAM-8). E, depois, recebeu o encaminhamento para o andrologista a fim de avaliar a necessidade de uma prótese. O procedimento, neste caso, exigiria uma cirurgia. Sem a avaliação do especialista, porém, o aposentado conta que tem ficado deprimido: 

– Eu sou viúvo e acho que tenho o direito de ter um pouco de qualidade de vida antes de morrer. Só que, assim, não consigo. Não consigo mais nem socializar mais. 

LEIA MAIS
Após 10 meses, morador que teve casa destruída por árvore recebe indenização
Iniciativa social leva futsal para gurizada do bairro Umbu, em Alvorada
Associação que apoia crianças e jovens faz campanha para seguir com atendimentos

O que faz um andrologista?

De acordo com o chefe do serviço de urologia da Santa Casa de Porto Alegre, Ernani Rhoden, a andrologia está mais vinculada aos aspectos relacionados à sexualidade e à reprodução masculina, enquanto a urologia está centrada nas alterações funcionais do trato urinário. Apesar disso, as duas áreas estão vinculadas.

– Antigamente, profissionais de outras especialidades tratavam da andrologia. Hoje, quem estuda urologia já acaba sendo treinado em andrologia. Não necessariamente vai atender nessa área, mas recebe o treinamento.

O que dizem os envolvidos

Contatada, a Secretaria Municipal de Saúde de Alvorada não respondeu aos questionamentos da reportagem. Já a Secretaria Estadual da Saúde (SES) disse que, no Estado, “o acesso a consultas especializadas em andrologia está disponível em Porto Alegre, e os municípios, quando não possuem o profissional, solicitam via sistema informatizado”. 

Segundo a pasta, 1.373 solicitações de consulta aguardam por agendamento, e o tempo de espera varia de acordo com a prioridade de cada paciente. Na Capital, são 19 primeiras consultas disponibilizadas por mês – nove para residentes de outras cidades e 10 para moradores de Porto Alegre. 

Quando questionada, a SES não quis comentar o caso do paciente.

Produção: Guilherme Jacques



MAIS SOBRE

Últimas Notícias