Receita do Leitor
Tradição de família: aprenda a fazer o tortéi com carne de panela da Flávia
Preparo que envolve moranga cabotiá doce era feito pelo pai e, depois, pela mãe da leitora
Um dos legados deixados pelos pais da auxiliar de serviços gerais Flávia Goulart do Prado, 51 anos, tem sabor agridoce. Tanto no sentido literal quanto no figurado. Isso porque o preparo, recheado com moranga cabotiá doce e acompanhado com carne de panela, traz boas memórias.
– Era uma receita que meu pai fazia. Ele gostava muito de cozinhar, mas morreu quando eu era criança. Então, ficou com a minha mãe. Era o prato que ela fazia para reunir a família, até falecer durante a pandemia – recorda a moradora do bairro Cavalhada, em Porto Alegre.
Atualmente, é Flávia quem honra a receita de seu Ari e dona Cida. Uma forma de reunir a família em ocasiões especiais e manter presente o casal que já não pode mais estar junto com os demais fisicamente.
Cozinha
Morando sozinha, enfrentando longas jornadas de trabalho e buscando uma rotina mais saudável, parar em frente ao fogão não se traduz exatamente em um passatempo para Flávia. Ela, que durante alguns anos morou no Estado de Goiás, conta que teve, inclusive, experiências traumáticas com a cozinha.
– Eu e meu marido à época ficamos sem emprego e abrimos um bar, mas eu não gostava de cozinhar. Fazia por obrigação. Esse, na verdade, era o sonho do meu pai. Era ele quem queria ter tido um restaurante, pelo que minha mãe dizia – explica.
Por este motivo, ao voltar à Capital dos gaúchos, Flávia deixou o ramo da gastronomia de lado. Mas, apesar disso, ressalta que celebra a herança deixada pelo pai. E, nas ocasiões especiais, vai de bom grado para a cozinha preparar a receita do tortéi.
LEIA MAIS
Fofinho e recheado: saiba como fazer o pão de linguiça da Natália
Influenciadora de Gravataí ensina a fazer bolo que originou projeto social
Dia dos Pais: veja como preparar a Lasanha do Amor do Mendes
Participe
/// Quer dividir sua receita favorita com os leitores do Diário Gaúcho? Tem um prato com uma história especial em sua vida? Aquele segredinho de cozinha que faz sucesso entre amigos e família? Envie para a seção Receita do Leitor. Basta chamar o DG no WhatsApp (51) 99759-5693.
Meu segredinho
– Se quiser, termine a montagem com queijo e leve para gratinar. Fica uma delícia.
Ingredientes
✔ 500g de massa de pastel pequena
✔ 1/2 moranga cabotiá grande
✔ 1 ovo
✔ 1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de mandioca
✔ 1 quilo de carne de segunda, do tipo que preferir
✔ Cebola, alho e pimentões picados a gosto
✔ Sal e açúcar a gosto
Modo de preparo
Tortéi
/// Cozinhe bem a moranga em fatias, depois esmague-a como se fosse um purê. Acrescente o ovo, uma pitada de sal e açúcar a gosto. Pode ser mais ou menos doce.
/// Use a farinha de mandioca para dar o ponto, que deve ser cremoso – não duro.
/// Com essa mistura, recheie a massa e feche-a como se fosse mesmo fazer pequenos pastéis.
/// Cozinhe os tortéis em água fervente até que eles subam do fundo da panela para a superfície. Pode ser mais de um por vez, mas tome cuidado para não grudar um no outro.
Molho
/// Tempere a carne, em cubos, a seu gosto. Na panela de pressão, doure um pouco de açúcar. Coloque a carne na panela e doure-a também.
/// Junte cebola, alho e pimentões. Doure-os. Cubra tudo com água e deixe na pressão por, no máximo, 30 minutos. Cuide sempre para não queimar.
Montagem
/// Por fim, em um refratário, monte camadas com os tortéis e o molho de carne.
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: em torno de 30 tortéis
*Produção: Guilherme Jacques