Após enchentes
Tradicional Desfile Farroupilha de Porto Alegre será substituído por conjunto de cavalgadas neste ano
Celebração será feita de forma descentralizada, com foco na arrecadação de itens necessários para atender afetados por chuva
O tradicional desfile do 20 de Setembro em Porto Alegre não ocorrerá com o mesmo formato que marca o evento. Por conta do ciclone extratropical que causou mortes e destruição na semana passada no Estado, haverá uma nova configuração, com diferentes cavalgadas em bairros de Porto Alegre. A informação foi divulgada no programa Gaúcha+, da Rádio Gaúcha, nesta terça-feira (12) pela colunista de GZH Kelly Matos.
Em outros anos, a celebração tradicionalista ocorreu na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, junto à orla do Guaíba. As ações, no entanto, serão descentralizadas em 2023 por conta do momento vivido.
Leia mais
Inmet emite alerta vermelho para chuva e vento forte no RS
Saiba como os donativos chegam aos atingidos pela enchente no Vale do Taquari; veja como ajudar
A ideia é que os participantes se mobilizem para a arrecadação de itens de higiene e limpeza, necessários para atender demandas dos municípios atingidos pelo ciclone. A recomendação do formato deverá ser dada também para outros municípios gaúchos.
Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Cultura (Sedac) disse que se pronunciará por meio de nota sobre a mudança, o que não ocorreu até a publicação deste texto, que será atualizado quando houver a manifestação.
Na semana passada, os desfiles do 7 de Setembro foram cancelados no RS pelo governador Eduardo Leite em razão das perdas ocorridas após temporais.