Seu Problema É Nosso
Ruas alagadas em Tramandaí afetam moradores
A falta de visibilidade, somada aos buracos das vias, tornam a travessia perigosa para motoristas e pedestres
Em dias chuvosos, transitar pela Avenida Perimetral, em Tramandaí, no Litoral Norte, é uma tarefa difícil. Basta uma leve precipitação para que trechos da via fiquem alagados. A situação é relatada pela funcionária pública aposentada Rosane Silveira, 60 anos. A moradora vive na Rua Rio de Janeiro, que cruza a avenida. Os dois trechos apresentam os mesmos problemas.
A idosa relata que os alagamentos são recorrentes desde que foi morar no município, há cerca de um ano e meio. No entanto, o problema se intensificou nos últimos meses devido às chuvas persistentes no Estado. Mesmo com o fim da precipitação, poças d’água se acumulam no trecho.
– Para sair de casa, só com botas de chuva. Em dias assim, eu até evito (sair) – comenta.
Problemas
Outro incômodo relatado pela moradora é causado pelo odor decorrente da água parada por muitos dias:
– O cheiro que fica é insuportável. Passamos parte do tempo com as janelas fechadas e, quando abrimos, acendemos um incenso para disfarçar (o cheiro).
Ao longo da avenida também há muitos buracos. Como a via fica debaixo d’água em dias muito chuvosos, os condutores de veículos não conseguem enxergar os desníveis. A situação não é diferente para pedestres, que precisam ter atenção redobrada para não tropeçar.
Solicitações
Rosane procurou a subprefeitura da sua região em outubro, buscando soluções para o problema. O retorno que recebeu é de que estava sendo elaborado um projeto para evitar os alagamentos. No entanto, não havia uma data para iniciar. – A cidade está abandonada. Os moradores pagam o IPTU e não recebem retorno – protesta.
Obras devem ser iniciadas em janeiro
A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Tramandaí explicou que deu início, em novembro, a um planejamento de recuperação de vias no município. O projeto busca minimizar os alagamentos na Zona Sul da cidade, região que contempla a Avenida Perimetral e a Rua Rio de Janeiro. A previsão é de que as obras das vias apontadas por Rosane tenham início até janeiro
Produção: Nikelly de Souza