Seu Problema é Nosso
Em Viamão, poste corre risco de cair sobre casa
Prefeitura e empresas não se responsabilizam pela manutenção da estrutura que está quebrada há um mês
Durante a tempestade que atingiu a Região Metropolitana no início de novembro, um poste se soltou da base na Rua Guaranis, no bairro Parque Índio Jari, em Viamão, e corre o risco de desabar sobre uma casa. O funcionário público aposentado Júlio César Gomes de Andrade, 61 anos, é o morador da residência e buscou descobrir os responsáveis pela manutenção da estrutura, para que fosse feita a retirada, mas, depois de um mês, ainda não teve uma solução.
Júlio fez tentativas com a CEEE Equatorial, a prefeitura de Viamão e as empresas de telefonia que têm cabos no poste, mas nenhuma se responsabilizou pelo pilar. Segundo ele, a Secretaria de Obras da cidade informou que é responsável apenas pela estrutura de iluminação pública e esse tipo de demanda fica à cargo da CEEE.
A companhia de energia, por outro lado, em uma das visitas feitas ao local, alegou que fez a instalação da estrutura anos atrás, mas que, hoje, não corre eletricidade nos fios. Portanto, a manutenção não é de sua responsabilidade, e sim das companhias de telefonia que utilizam os cabos.
– Eu liguei e no dia seguinte eles (funcionários da CEEE) vieram, e depois vieram mais quatro equipes. Eles olharam o poste e viram que não tinha nenhuma identificação dizendo que ele ainda estava ativo. Uma das equipes me mostrou em um tablet que todos os postes aqui da volta estão georreferenciados e mostrava a posição deles, mas este aqui não – relata o aposentado.
Perigo
– A base dele está solta, quebrou, não está mais enterrada no chão. Só não caiu ainda porque tem um ancoramento, um cabo de aço que está preso na ponta do poste e no chão, e os fios das empresas de telefonia que estão segurando ele – descreve Júlio, preocupado com a situação.
Devido à falta de respostas, o morador da casa, localizada na esquina com a Rua Calapalo, conta que sua vontade é tirar o poste por conta própria.
– Se não tem dono e está oferecendo risco ao meu patrimônio, ninguém pode reclamar, não é? – questiona.
Prefeitura diz que vai fazer a retirada
A reportagem entrou em contato com a CEEE Equatorial e com a prefeitura de Viamão para esclarecer quem é responsável pela manutenção do equipamento citado pelo leitor.
Em resposta aos questionamentos que foram feitos, a assessoria de imprensa do município afirmou que a prefeitura não tem gerência sobre o poste, mas que vai tomar as providências necessárias para fazer a remoção. “Vamos proceder a retirada para preservar a segurança e, posteriormente, apurar as responsabilidades”, explica. No posicionamento, porém, não foi informado um prazo para que o serviço de retirada seja executado.
Já a assessoria de imprensa da CEEE Equatorial diz que se trata de um poste de telecomunicações e, por isso, a responsabilidade pela manutenção e eventual remoção fica a cargo apenas das empresas que fazem uso dele.
Produção: Caroline Fraga