Piquetchê do DG
Centenário de Jayme Caetano Braun será marcado por homenagens
Em Porto Alegre, o Dia do Pajador começa com reinauguração de estátua no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia, e termina com espetáculo no Theatro São Pedro
Há cem anos nascia Jayme Caetano Braun, um dos grandes poetas regionalistas do Rio Grande do Sul. Ele foi o artista que transformou a “payada”, que é popular na Argentina e no Uruguai, em expressão autêntica da cultura gaúcha. Para celebrar seu legado, eventos estão sendo organizados para esta terça-feira (30), o Dia do Pajador Gaúcho.
A programação do centenário começa com a reinauguração do monumento dedicado ao artista no Parque Maurício Sirotsky, o Harmonia, na Capital, às 11h30min. Conforme a prefeitura, a escultura ganhará um espaço mais nobre e permanente junto ao Pórtico Missões, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) e a concessionária GAM3 Parks.
Serão instalados sete bancos em concreto ao redor da estátua, simbolizando os povos que historicamente compõem as Missões, representando São Francisco de Borja, São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio.
O escultor Vinícius Ribeiro trabalhou na estátua que foi instalada no parque em 2006 e, agora, também foi responsável pela revitalização. A obra tem dois metros de altura e pesa 950 quilos.
– A reinauguração ocorre no seu centenário, após ter sido revitalizada pelas mãos do artista plástico Vinícius Ribeiro. Também terá um grande show composto por declamadores, pajadores e dança do projeto “Pajador dos pajadores, poeta imortal, peço licença senhores, sou Jayme Caetano Braun”. A família Braun estará lá e vamos colocar o Jayme na entrada do parque e dignificando tudo ao longo desses cem anos que é tão vivo dentro de nós – detalha a presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, Liliana Cardoso.
A partir das das 18h, na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1.190), Centro Histórico, ocorrerá o Ato de Louvor a Jayme Caetano Braun. No evento, será realizado um recital poético pela Estância da Poesia Crioula.
Espetáculo no Theatro São Pedro
Para encerrar o Dia do Pajador, Jayme será homenageado no Theatro São Pedro, a partir das 20h. O espetáculo Jayme Caetano Braun – Um Século de Arte é organizado por Izabel L’Aryan e Renato Fagundes,e contará com apresentação de canções musicais e poemas de Jayme. Além do declamador Pedro Júnior da Fontoura, o evento terá participações de Valdomiro Maicá, Patrício Maicá, Atahualpa Maicá e Daniel Torres. O ingresso é 1kg de alimento não perecível ou produto de limpeza destinados à Casa do Artista Rio-grandense.
Izabel que conduz esse espetáculo conta que chegou a ter uma convivência com o Jayme, enquanto acompanhava o cantor Airton Pimentel, quando casados.
– Bem guria, antes de vir para Porto Alegre, quando voltei para Santa Rosa, na década dos anos de 1980, em um dos Musicantos, Jayme estava pajando e apresentando as músicas. Me apaixonei pelo trabalho dele. Além disso, o Pimentel fez músicas em cima dos poemas de Jayme, que eu canto há 10 anos. Chamei Renato Fagundes, a banda e os convidados e tudo foi fluindo – conta Izabel.
Para ela, além de honrar a memória do pajador, o show tem outro objetivo:
– Será como trazer para as novas gerações, de uma forma séria e comprometida, a obra do Jayme Caetano Braun para que tenham conhecimento de tudo que ele representa.
Atividades em São Luiz Gonzaga
Em São Luiz Gonzaga, no noroeste do Estado, as comemorações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SEMTC) e a Comissão do Centenário. Também na terça, a programação inicia com uma cavalgada, que contará com a participação de entidades tradicionalistas do município. O ponto de partida será da antiga casa do pajador, atual empresa Casa da Alface, próxima ao Centro Esportivo Expedicionário Cícero Cavalheiro. No local, às 17h, familiares de Jayme Caetano Braun realizarão o descerramento de uma placa, que será fixada no imóvel, informando sobre o período que o poeta morou no local. Após o ato, os cavalarianos seguirão em direção ao Complexo Turístico Jayme Caetano Braun.
Às 18h, com a chegada da comitiva, será realizada a entrega da Medalha do Pajador, mateada, a degustação gratuita de arroz carreteiro (prato típico do município) e promovida uma tertúlia livre em homenagem a Jayme Caetano Braun. A tertúlia será aberta a artistas que desejarem participar.
Jayme nasceu em Bossoroca, que pertencia à São Luiz Gonzaga em 1924. Na cidade, há uma estátua de seis metros de altura em homenagem a ele.
Lançamento com poemas inéditos
A Confraria do Tropeiro, produtora cultural sediada em Fraiburgo, em Santa Catarina, lançará nesta terça o álbum Tributo ao Payador. A obra contém 12 poemas inéditos, de autoria de nomes reconhecidos do verso regional, e é voltada ao resgate e ao enaltecimento da memória do poeta missioneiro.
O álbum conta com versos de Bianca Bergmam, Cândido Brasil, Carlos Omar Villela Gomes, Chico Fontella, Igor Silveira, João Sampaio, Matheus Bauer, Osmar Ransolin, Paulo de Freitas Mendonça, Pedro Júnior da Fontoura, Rômulo Chaves, Rodrigo Bauer, Sérgio Carvalho Pereira e Vaine Darde.
A interpretação dos poemas ficou a cargo do declamador Pedro Júnior, com a participação dos poetas Osmar Ransolin e Chico Fontella. Os violões de Kayke Mello e Jean Carlo Godoy amadrinham os textos. Duas faixas do álbum têm a gaita missioneira de Leandro Rodrigues.
O lançamento oficial será na noite desta segunda-feira (29), no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun, em São Luiz Gonzaga. A obra estará disponível em nas plataformas digitais no dia seguinte.
Programação ao longo do ano
O escritor Cândido Brasil prepara uma nova biografia sobre Jayme, que deve ser lançada no Acampamento Farroupilha da Capital, em setembro.
A jornalista e documentarista Karin Schmidt deve lançar um novo documentário sobre o pajador. O filme está em processo de produção e tem conclusão e lançamento previstos para 2024.
Ouça o programa Galpão da Gaúcha
Neste domingo (28), o jornalista José Alberto Andrade recebeu convidados no estúdio da Rádio Gaúcha para homenagear Jayme Caetano Braun.