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Sucesso nas telinhas

Tevê a cabo é pop! As crias das emissoras pagas que viraram fenômenos de popularidade

Paulo Gustavo, Mônica Martelli, João Vicente de Castro e Rodrigo Hilbert destacaram-se a partir do universo das emissoras por assinatura, que apresentam crescimento na audiência nos últimos anos

06/11/2015 - 18h28min

Atualizada em: 06/11/2015 - 18h28min


José Augusto Barros
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Juliana Coutinho / Divulgação

Antes tida como elitista, a tevê a cabo está cada vez mais na boca e na mira do povo. Com preços mais acessíveis de pacotes, uma gama de operadoras à disposição e um crescimento acima da média, a tevê por assinatura dita moda e lança fenômenos de popularidade, todos crias suas, sem a necessidade de exposição na tevê aberta.

Estrelas como Paulo Gustavo, Mônica Martelli e Rodrigo Hilbert despontam para o país com o sucesso de audiência em seus programas. Além disso, os números comprovam o sucesso:

135% de crescimento de audiência em cinco anos, conforme o Ibope, e mais de 7% de aumento nas assinaturas de tevê paga, entre janeiro e dezembro de 2014, segundo a Anatel. Prepare o controle, pois é impossível não se ligar!

Fenômeno cinematográfico

Sucesso absoluto no humor nacional, Paulo Gustavo, 37 anos, estreou na tevê a cabo em 2011, no programa 220 Volts, do Multishow, que está sendo reprisado,virou peça de teatro e está percorrendo o Brasil.

A atração, com vários quadros, contou com personagens que se consagraram: Senhora dos Absurdos, Ivonete, Mulher Feia, Piriquita, O Nerd, e, é claro, Dona Hermínia - a mãe superprotetora cuja história foi parar nos palcos - a peça que deu origem ao filme e ao programa é de 2006 - e no cinema com grande sucesso de bilheteria.

Paulo Gustavo se exibe com Sasha no camarim de 220V

Outro programa da mesma emissora estrelado por Paulo que parou na telona é o Vai Que Cola, atualmente, na sua terceira temporada. Desde o começo de outubro, Vai Que Cola - o Filme já ultrapassou a marca de 2,5 milhões de espectadores e arrecadou quase R$ 30 milhões.



Maior orgulho

Responsável por este fenômeno, Paulo Gustavo parece ter um toque de midas: tudo o que toca vira ouro. Ou melhor, se transforma em sucesso.

- Meu maior orgulho dentro do Vai Que Cola é a amizade que construímos entre os atores, produção e direção. Tudo isso conta muito para o resultado final. Nossa descontração, a liberdade artística, nossa possibilidade de brincar com o roteiro - disse o ator em entrevista à Zero Hora.

Mesmo com o assédio das emissoras de tevê aberta, ele acredita que o programa permanecerá onde está:

- Temos muito orgulho de ter nascido no canal, que é tevê fechada, e ter conquistado esse sucesso todo.

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- Vai Que Cola _ Segunda a sexta, 22h30min, Multishow 
- 220 Volts _ Terça, 22h30min, Multishow

Receita certeira

Na nova temporada de Tempero de Família, que estreou em agosto, no GNT, Rodrigo Hilbert, 35 anos, segue encantando - as telespectadoras, principalmente. Com a maior naturalidade, o ator já apareceu pescando linguado, preparando uma dobradinha e até um jantar romântico para a apresentadora Fernanda Lima, com quem é casado.

Mesmo já tendo atuado em novelas na tevê aberta - a última foi Fina Estampa (2011) na Globo -, ele ganhou destaque mesmo foi cozinhando. A ideia do programa, aliás, foi da amada.


- Eu sempre cozinhei. A Fernanda, percebendo isso, chamou uma amiga nossa, a Gisela Matta (falecida em 2013), idealizadora do projeto junto da gente. Elas resolveram fazer pilotos (experimentais) muito curtos, e a Fernanda a convidou para a nossa casa, pra ver eu cozinhar, gravar, fazer uma brincadeira. A Gisele editou e mandou para o GNT. Logo, me chamaram para conversar e entramos com o programa no ar. Foi ideia da Fernanda - revelou ao site da revista M de Mulher Rodrigo, que estreou na emissora em 2012.

Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima curtem Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima curtem praia com os filhos e esbanjam simpatia


Foco 100%

A repercussão foi tão boa que o apresentador não pretende voltar tão cedo para a tevê aberta nem para o cinema. 

- Já tive que dizer "não" a um personagem de novela, porque eu não consigo fazer. Minha carreira está direcionada ao meu programa, que me toma muito tempo - explica o galã. 

Crédito: Divulgação/GNT


E, para dar certo, ele explica que precisa estar focado:

- O programa é feito em casa. A produtora é nossa. Eu tenho três temporadas por ano. Não consigo fazer a novela ao mesmo tempo.

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- Tempero de Família - Quinta, 20h30min, GNT

<TITULO COLUNA 1>Desencantou e brilhou

Mesmo depois de ter feito aparições em Chico Total (1995), no Zorra Total (2002) e em novelas da TV Globo, além de filmes, Mônica Martelli, 47 anos, veio conhecer o sucesso nacional após a peça Os Homens São de Marte... E É Pra Lá Que Eu Vou sair do teatro e ir para a tevê a cabo, em 2014, no GNT.  

- A minha vida é antes e depois de Os Homens São de Marte. Essa personagem (Fernanda) mudou a minha vida. Antes, eu fazia milhões de participações, fiz tartaruga, galinha, teatro infantil, tudo que você pode imaginar. Era teste que não acabava mais. Até que percebi que alguma coisa não acontecia - disse ela à revista Status.


 
Crédito: Divulgação


Na mesma emissora, ainda estrelou o seriado Dilemas de Irene, em 2008, e As Canalhas, em 2013.No cinema, fez O Gatão de Meia Idade (2006), Trair e Coçar É Só Começar (2006) e Minha Mãe É Uma Peça (2013).

Muita atitude

Nessa segunda temporada da série, Fernanda continua em busca do amor, mas, agora, dentro do casamento. Já no Saia Justa, desde 2012, ela integra um time forte de mulheres cheias de opinião e brilha ao lado da comandante Astrid Fontenelle, a atriz Maria Ribeiro e da jornalista Barbara Gancia.Na atração, inclusive, ela já revelou ter sido vítima de abuso sexual.

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- Saia Justa - Quarta, 21h30min, GNT
- Os Homens São de Marte e É Pra Lá Que Eu Vou - Quarta, 22h30min, GNT



<TITULO COLUNA 1>Outra dimensão


Conhecido no início como um dos criadores do humorístico Porta Dos Fundos, passou a aparecer mais em sites de celebridades quando namorou musas como Sabrina Sato e Cleo Pires.

Patrícia Rocha: "Papo de Segunda" prova por que merece um lugar na programação do GNT

Mas João Vicente de Castro, 32 anos, começou a conhecer a fama mesmo com o grande público mais recentemente, desde que estreou, em junho de 2015, no Papo de Segunda, uma espécie de versão masculina do Saia Justa, no GNT.

Ao lado de Marcelo Tas, Xico Sá e Leo Jaime, ele debate temas do universo masculino de uma maneira leve e bem- humorada.

- O programa é sobretudo um espaço para afirmar o que acredito: um mundo mais democrático, sem preconceito. Sempre emiti opiniões pelo Facebook e pelo Twitter, às vezes, crio polêmica. Também quero aprender a fazer algo que nunca fiz: ser comentarista de televisão - afirmou João à revista Marie Claire.

Em um dos primeiros programas, comentou a repercussão de sua estreia na tevê a cabo:

- Agora, tudo que falo, tem outra dimensão, outra repercussão. É diferente de tudo que tinha feito antes.

 
Crédito: GNT/ Divulgação

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- Papo de Segunda_ Segunda, 22h, GNT

Preços acessíveis

O presidente da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), Oscar Simões, aponta um dos fatores para esse sucesso no Brasil. Ele apresenta uma pesquisa anual da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), demonstrando que os preços dos pacotes básicos continuam abaixo do patamar no mundo todo, pelo quarto ano consecutivo.

- Enquanto a média mundial para o pacote básico é de US$ 39,89 (cerca de R$ 150) , a brasileira é de US$ 19,49 (cerca de R$ 74). No ano passado, o valor do pacote básico no Brasil girou em torno de US$ 22,34 (cerca de R$ 86) - comparou Simões, em entrevista por e-mail.
<TITULO COLUNA 1>
Números comprovam

- Nos últimos cinco anos: a audiência da tevê paga subiu 135%, segundo dados do Ibope divulgados
em setembro.

- Pede passagem: apesar de ainda perder para a tevê aberta e para a internet, a tevê por assinatura foi o meio que mais cresceu nos últimos anos no Brasil, ultrapassando jornais, revistas e, em 2014, o rádio. 

- Tempo de permanência: em 2014, um assinante gastava, em média, três horas por dia acompanhando canais pagos. Em 2013, eram duas horas
e 28 minutos. 

- Assinaturas: segundo a Anatel, 2014 fechou com 19,58 milhões de acessos de tevê paga no Brasil - um crescimento de 7,6% em relação
a janeiro de 2014.

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