Entretenimento



Autoimune

Claudia Rodrigues luta contra a esclerose múltipla: saiba mais sobre a doença

O problema tem sido foco de muitos estudos, o que tem gerado uma constante evolução para os portadores

23/03/2016 - 08h00min

Atualizada em: 23/03/2016 - 08h00min


Claudia Rodrigues está afastada do trabalho para o tratamento

Muito se ouve falar em esclerose múltipla. A atriz Claudia Rodrigues, inclusive, se afastou da telinha por conta disso. Trata-se de uma doença neurológica, crônica e autoimune, em que as células de defesa do organismo atacam o sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.

De acordo com o neurologista e chefe do serviço de neurologia da Santa Casa, Sérgio Roberto Haussen, embora sua causa ainda seja desconhecida, ela tem sido foco de muitos estudos, o que tem gerado uma constante evolução para quem tem esclerose.

Perfil comum
– Os pacientes são, geralmente, jovens. Em especial, mulheres de 20 a 40 anos. A causa está ligada ao perfil de pessoas com o sistema de defesa mais predisposto à doença – explica o médico.

A esclerose múltipla não tem cura e pode se manifestar por sintomas como fadiga intensa, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora e disfunção da bexiga. Já há tratamentos oferecidos pelo Sus, em que o paciente pode controlar a doença, tentando levar uma vida próxima do normal.

Leia mais:
Repelente: o que pode e o que não pode na hora de se proteger dos mosquitos
Qual é a melhor forma de lavar a calcinha para garantir sua saúde íntima


MAIS SOBRE

Últimas Notícias