Entretenimento



Passeio no Guaíba

"Galpão Crioulo" celebra aniversário de Porto Alegre no barco Cisne Branco

Neto Fagundes e Shana Müller comandaram a homenagem, que teve participações de nomes como Bebeto Alves, Antonio Villeroy e alguns dos gaúchos do The Voice Kids. 

24/03/2017 - 15h22min

Atualizada em: 24/03/2017 - 15h59min


José Augusto Barros
Enviar E-mail
Cisne Branco é o palco, e a cidade, o cenário

"Porto Alegre é o pôr do sol, natureza, Deus bondoso que retrata no Guaíba, rio gaúcho majestoso". O trecho da canção de Teixeirinha, que leva o nome da capital gaúcha, define a festa antecipada que aconteceu na segunda-feira, durante a gravação do Galpão Crioulo (RBS TV, 7h), no Cisne Branco.

A homenagem aos 245 anos de Porto Alegre vai ao ar no programa deste domingo, bem no dia do aniversário da cidade. Uma celebração carregada de emoção – tanto pela relação dos convidados com a Capital quanto pelas paisagens registradas pelas câmeras, durante cerca de duas horas de passeio pelas águas do Guaíba.

Plateia convidada para a festa

O pôr do sol deslumbrante, um dos cartões-postais mais famosos da cidade aniversariante, foi o grand finale da festa em uma tarde especial que abriu os festejos. Neto Fagundes e Shana Müller comandaram a homenagem, que teve as participações de Nelson Coelho de Castro, Bebeto Alves, Antonio Villeroy, Gelson Oliveira, Cadica Grupo de Dança, Os Fagundes, Luis Arthur Seidel, Thomas Machado e Maria Alice Rosa da Silva.

Leia mais:
Magali Moraes e os 245 anos de Porto Alegre: sem motivo pra comemorar
"A Lei do Amor": mistério sobre Marina é revelado, e Mág terá fim trágico

Amor em forma de música

Dividiram primeiro o palco Nelson Coelho de Castro, Bebeto Alves, Antonio Villeroy e Gelson Oliveira, que apresentaram canções do projeto Juntos. Povoado Das Águas, composta pelo quarteto em homenagem à Capital, e Pedra da Memória deram um tom leve à apresentação. Do quarteto, somente Gelson e Nelson nasceram em Porto Alegre.

Gelson morou por anos em Gramado e retornou à Capital no fim dos anos 1970. Bebeto é de Uruguaiana, e Antonio, de São Gabriel.

– É um privilégio passear em um cartão-postal – dizia Nelson.

Os de fora se sentem em casa

O uruguaianense Bebeto, entre uma música e outra, exaltou o verde da Capital:

– Os parques daqui me fascinam.

Antonio, que voltou a morar em Porto Alegre em 2013, depois de uma temporada no Rio de Janeiro, citou a vista aérea da aniversariante para contar uma história sobre a composição de Povoado Das Águas:

– Quando a gente chega em Porto Alegre de avião, vê muita água, é uma cidade cercada pelo rio. Lembro de que, na adolescência, antes de vir morar aqui, a gente passava por Porto Alegre para ir ao Litoral. E recordo que a gente via muita gente tomando banho de rio. É um desejo, sabe? Que, um dia, isto volte a acontecer. Gelson fez coro ao discurso de amor à cidade.

– Morei anos na Serra. É preciso viver o Interior para entender a Capital – afirmou, para emendar, em seguida:

– Morei em muitos bairros, brinquei na rua quando ainda era possível. Curti o Guaíba e os bondes.

Coração de mãe: sempre cabe mais um

Shana e Neto: interioranos acolhidos pela Capital

Uma curiosa coincidência une os dois apresentadores do Galpão, Shana Müller, 37 anos, e Neto Fagundes, 53. Ambos nasceram fora da Capital – Shana, em Montenegro, e Neto, no Alegrete. Mas eles vieram cedo para Capital e, hoje, tem filhos porto-alegrenses.

Shana, que curte os primeiros seis meses de Gonzalo, e Neto, pai de Marina e Matheus, cultivam a relação com a cidade que os adotou.

– Para nós, interioranos, Porto Alegre é, de certa forma, um grande Interior, que reúne gente de todos os lugares e, claro, aqueles que aqui nasceram. O que me chama a atenção em Porto Alegre é essa capacidade de, com o seu grande coração, receber a todos – afirma Shana.

Sonho realizado

Neto chegou em Porto Alegre em 1982, vindo do Alegrete.

– Eu já tinha vindo outras vezes para cá. E, cada vez que vinha, eu pensava: "Cara, eu quero morar nesse lugar. Eu não quero só visitar Porto Alegre, eu quero ser um pouco de Porto Alegre". Os tios Nico e Darcy (Fagundes, ambos já falecidos) já moravam aqui. Então, eu tinha quem visitar (risos) – conta.

Daí, para virar paixão definitiva, foi rápido. Em Porto Alegre, Neto conheceu a mãe de seus filhos, Cristina, e, ao elencar um lugar especial da capital gaúcha, não pensa duas vezes.

– Como morei na frente da Redenção, não tem como fugir dela. É muito especial – comenta.

Nos bastidores, selfies e gargalhadas

Com Thomas (E) e Luis, do "The Voice"

De apresentadora, Shana passou para o papel de cantora acompanhando Antonio e o violonista Augusto Brito na faixa Velas Para Todos os Santos. Uma das passagens engraçada da gravação, aliás, envolveu a estrela.

Para uma imagem aérea da gravação, a RBS TV disponibilizou um drone. Quanto Neto e os participantes se viraram para abanar em direção ao equipamento, em clima de celebração, Shana caiu na gargalhada por não saber onde estava o drone.

– "Genteee", todo mundo sabe onde ele está, menos a apresentadora (risos)! – falou, provocando um riso geral.

Na gravação, a participação do drone foi atração especial

Entre uma apresentação e outra, a apresentadora, ativa nas redes sociais, aproveitava para tirar selfies.

Encontro de gerações

Os pequenos não se mixaram diante dos tauras

Um dos momentos mais esperados, tanto pelos protagonistas, quanto pelas canções, era a apresentação de Os Fagundes –Bagre, Ernesto, Neto e Paulinho – junto com três gaúchos do The Voice Kids Luis Arthur Seidel e Thomas Machado, que seguem na disputa, e Maria Alice Rosa da Silva, eliminada. Antes de cantar Origens e Canto Alegretense, não faltaram brincadeiras.

– Mas pediram para a Maria Alice, que é alta, ficar na frente do Ernesto, que é baixo. Tu "vai" tapar o rapaz! – divertia-se Bagre.

Logo que começaram a cantar, Luis Arthur mostrou personalidade, mesmo com tantos tauras ao seu lado, pedindo que a plateia levantasse e batesse palmas. Emocionado com o desempenho dos pequenos, Bagre lembrou do irmão:

– O Nico, sempre que observava jovens talentos cantando, dizia que era uma alegria indescritível ver a cultura gaúcha se propagando.

Para sempre Porto Alegre

Ernesto, que veio para Capital em 1985 e até recebeu título de Cidadão de Porto Alegre, lembrou de uma das mais belas canções de homenagem à cidade: Paixão à Primeira Vista, escrita ao lado do tio Nico:

– Uma dos trechos define muito bem o que sinto: "cidade onde eu não nasci, mas que pra sempre quero viver.

Encheram a bola

Luis, Thomas e Maria Alice: performance de gente grande

Natural de Santa Maria e morador de Guaíba, Luis Arthur Seidel estava que era só sorrisos por participar do Galpão em homenagem a Porto Alegre. Frequentador assíduo da Capital, onde estuda música, tem aulas de fonoaudiologia e primos, ele adota discurso de gente grande ao falar sobre a cidade.

– Guaíba é quase irmã de Porto Alegre. Gosto demais! Tem muitas coisas históricas. E o que me encanta é a juventude da cidade. Por mais tempo que passe, é libertária. Na rua, tu "vê" pessoas de todos os jeitos. Isso deixa a cidade harmônica – afirma.

Olhar renovado

Thomas Machado, de Estância Velha, tem como ícone um dos maiores símbolos da Capital: a estátua do Laçador.

– Eu sempre achei o máximo. Ah, e o aeroporto! Quando eu era pequeno, a gente vinha aqui olhar os pousos e decolagens dos aviões. E eu pensava: "Bah, um dia, a gente vai ter que andar em um desses". E, aí, veio o The Voice Kids para realizar esse sonho – comemora.

Já Maria Alice, que mora em Santana do Livramento, admira o aspecto cultural da cidade:

– Gosto bastante dos teatros, existem vários. É diferente para mim, que moro em Livramento.

Outra tradição da Capital, o show de dança da Cadica Danças e Ritmos também esteve presente na gravação
Um dos nomes mais lembrados durante a gravação foi a de Nico Fagundes, que morreu em 2015. Por mais de três décadas, o tradicionalista apresentou o programa com a inesquecível saudação: "Até semana que vem, gaúchos e gaúchas, de todas as querências"

Leia outras notícias de entretenimento no Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias