Entretenimento



Piquetchê do DG

 "É para valorizar ainda mais essas guerreiras", diz Analise Severo

Analise Severo lança mais uma faixa do projeto "Bem Gaúcha", que é trilha de documentário sobre as mulheres em festivais nativistas.

22/03/2021 - 17h41min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail
Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Em defesa da valorização feminina

Um dos nomes mais conhecidos da música gaúcha, Analise Severo lançou, em 2019, o projeto Bem Gaúcha, com a ideia de valorizar a mulher na sociedade. A primeira canção do projeto, lançada naquele já distante ano, foi em parceria com uma mulher que é referência na música gaúcha: Berenice Azambuja. Com ela, Analise dividiu os vocais da faixa que dá nome para a iniciativa. A segunda, Descadeirada de Bonita, foi lançada também em 2019. Em 2020, a gaúcha de 46 anos lançou outra faixa emblemática e cheia de mensagens importantes: Quem Disse?.

Confira outras matérias da seção

Só podia

Agora, no mês da mulher, ela apresenta uma nova e importante canção do projeto: Só Podia Ser Mulher!, de composição do marido de Analise, o produtor musical Jean Kirchoff, cujo clipe já está disponível no canal do YouTube da gaúcha. 

- Em março do ano passado, quando começávamos a colher os frutos do projeto Bem Gaúcha, veio a pandemia. E, com ela, a necessidade de nos reinventarmos, de nos mantermos na ativa e de criarmos conteúdo relevante para o nosso público - avalia Analise.

A canção, ela explica, surgiu da necessidade da criação de uma trilha sonora para o documentário ELAS nos Festivais Nativistas (disponível no canal do YouTube de Analise), um resgate histórico de mulheres que abriram as porteiras do cancioneiro gaúcho pelos palcos dos nossos festivais. 

- Reunimos 10 mulheres incríveis, das precursoras até as que estão nos festivais nos dias atuais, para que elas compartilhem suas histórias, experiências, as dificuldades na luta pelo protagonismo feminino na música regional - explica Analise.  

Quando surge o questionamento sobre o nome da música, Só Podia Ser Mulher!, usada, antigamente, de maneira pejorativa, Analise explica que Jean compôs a canção de maneira muito espirituosa.

- Ele inverteu o sentido desta frase que, na maioria das vezes, é usada para depreciar a figura feminina. Essa canção é para valorizar ainda mais essas guerreiras. Busque sobre elas para enxergar que o mundo está repleto de grandes mulheres. É só procurar pra entender que, realmente, só podia ser mulher! - finaliza.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias