Entretenimento



Entrevista

"Existe um pouco da 'braba' em todas as mulheres", diz Luísa Sonza, que volta ao RS para shows no final de semana

Prestes a lançar música nova, gaúcha de Tuparendi abre o jogo sobre a escolha por roupas mais longas nas apresentações e as lembranças da vida no Estado

15/07/2022 - 11h00min

Atualizada em: 15/07/2022 - 12h28min


Alexandre Rodrigues
Alexandre Rodrigues
Enviar E-mail
Pam Martins / Divulgação
Luísa Sonza realiza show nesta sexta-feira, em São Leopoldo, e no sábado, em Porto Alegre

O que Luísa Sonza faz repercute de maneira estrondosa. Prova mais recente disso foi a divulgação de sua nova música, Cachorrinhas, com lançamento marcado para esta segunda-feira (18). A foto promocional  —  uma obra à parte  —  mostra a cantora de forma conceitual com os cabelos molhados e uma língua comprida fora da boca. Tudo para viralizar o que promete ser mais um trabalho de sucesso em uma fase tão boa quanto. A música marca a primeira parceria com o duo Tropkillaz, além de ser o primeiro lançamento da artista após assinar contrato com sua nova gravadora, Sony Music (ela não renovou com a Universal Music em março deste ano).

—  Não posso dar nenhum spoiler, mas posso garantir que a produção está incrível. A letra e o videoclipe estão de tirar o fôlego  —  garante Sonza, que foi vista gravando nas ruas de São Paulo.

O certo é que a data de estreia do novo single, em 18 de julho, está atrelada a um fato importante na vida da gaúcha de Tuparendi, no noroeste do Estado: seu aniversário de 24 anos. E as comemorações devem começar três dias antes, nesta sexta-feira (15), quando a cantora desembarca em São Leopoldo para a São Leopoldo Fest 2022. Já no sábado (16), ela chega com o Baile da Braba em Porto Alegre.

O repertório reúne hits que vão desde Boa Menina, de 2018, até Café da Manhã, parceria deste ano com Ludmilla e presente no aclamado Doce 22  —  o trabalho de estúdio se consagrou como o álbum nacional feminino mais ouvido de 2021 no Spotify Brasil.

Neste bate-papo, Luísa abre o jogo sobre a mudança de figurino nos shows e as lembranças da vida no Rio Grande do Sul. Confira:

Acredita que Doce 22 trouxe a você um maior respeito artístico?

Sim. Doce 22 foi um projeto que fiz pensado exatamente para explorar o meu lado mais vulnerável, que não era muito mostrado. Então, deu supercerto. Tive uma equipe muito profissional e competente do meu lado que me ajudou muito a fazer acontecer.

Pam Martins / Divulgação
Foto promocional de “Cachorrinhas”, música que será lançada na segunda

Como está a produção do seu terceiro álbum de estúdio, previsto para 2023?

Nós já iniciamos a produção do próximo álbum, mas ainda estamos em uma fase muito inicial. O que eu posso adiantar é que vocês vão ver uma Luísa mais madura do que em Doce 22, e também mais reflexiva. Estou explorando ainda mais meu lado melodramático.

Recentemente, você declarou que passou a se apresentar com roupas mais compridas para cessar os comentários de pessoas que falavam que o seu show era bom por causa dos trajes sensuais. Ligar talento à forma de se vestir é uma tendência do mercado de entretenimento?  

Quando se é mulher, sim. A gente não vê esse tipo de comentário sendo feito para homens, as pessoas não questionam o talento deles se eles aparecem sem camisa, por exemplo, porque realmente não tem conexão nenhuma. Mas isso é esquecido quando é uma mulher que assume esse papel. As pessoas sempre vão buscar algo para tentar te desmerecer. Antes era por conta das minhas roupas, e agora eu estou performando mais coberta. Isso vem como questionamento, sabe? Qual vai ser a próxima desculpa que elas vão arrumar para tentar diminuir o meu trabalho? Quando elas vão reconhecer que, na verdade, se eu estou onde estou é porque eu dei muito duro para isso? Esses são os fatos.

"Tocou na minha alma", escreveu uma fã nos comentários do clipe de Hotel Caro (música lançada recentemente com Baco Exu do Blues e que fala sobre sentimentos após o fim de um relacionamento). Essa afirmação faz você pensar o quê?

Hotel Caro é uma música que tem uma letra muito pessoal, eu me baseei totalmente no que estava sentindo quando compus a minha parte. Então, quando alguém faz esse tipo de comentário, fico muito feliz e orgulhosa, porque, para mim, compor é isso, você conseguir colocar em palavras os seus sentimentos, as suas vulnerabilidades. E é muito legal quando você consegue fazer isso de forma tão palpável, porque as pessoas também conseguem sentir.

Você vem ao Estado com o Baile da Braba. Na gíria, "braba" significa uma pessoa destemida, que corre atrás dos objetivos por conta própria. É um reflexo da sua personalidade?

Com certeza. Para ser sincera, eu acho que existe um pouco da braba em todas as mulheres. Todos os dias nós precisamos enfrentar muitas coisas, lutar para ocuparmos espaços, e também para garantirmos os nossos direitos. É um reflexo de todas nós, eu diria.

Que traços a Luísa de hoje carrega da guria que ainda morava em Tuparendi?

Eu acredito que, no fundo, eu ainda tenho muito dela, a diferença é o meu amadurecimento. Muitas coisas aconteceram desde aquela época, e evoluir e ter aprendizados é o natural da vida. Mas a minha essência de lá vai estar sempre viva dentro de mim.

Leia mais
Roberto Carlos se irrita com tumulto causado por fãs em show no Rio de Janeiro
Vinte anos após a morte de Claudinho, Buchecha presta homenagem ao cantor: "Vive nos corações"
Rodrigo Faro aparece caracterizado de Silvio Santos para filme e imagem vira piada na internet

A vida no Interior é, geralmente, caracterizada pela calmaria. Em meio à rotina atribulada, você consegue se conectar com esse outro lado?

Muito. Eu amo vir para cá (em Tuparendi), tomar um chimarrão com o meu pai e respirar ar fresco. Isso faz um bem tão grande para mim que não consigo nem pôr em palavras. Me traz paz.

Na segunda-feira, dia 18, você completa 24 anos. O que vai desejar ao soprar as velinhas?

Não posso te contar, senão não se realiza (risos).

Que recado você deixa para os fãs aqui do Sul?

Mal posso esperar para ver vocês. Prometo que vai ser um show incrível, repleto de surpresas. Amo vocês!

Serviço

São Leopoldo
O quê: São Leopoldo Fest 2022
Quando: nesta sexta-feira (15), às 22h
Onde: Largo Rui Porto (Avenida Dom João Becker, s/nº)
Quanto: ingressos entre R$ 15 e R$ 195, disponíveis no site ingressonacional.com.br

Porto Alegre
O quê: Baile da Braba
Quando: neste sábado (16), às 22h
Onde: Pepsi on Stage (Avenida Severo Dullius, 1.995)
Quanto: ingressos esgotados


MAIS SOBRE

Últimas Notícias