Notícias



Região Metropolitana

VÍDEO: polícia divulga imagens de linchamento ocorrido em março em Viamão

No episódio, homem morreu espancado após tentativa de assalto no bairro Santa Isabel. Duas pessoas foram indiciadas pela agressão

28/07/2015 - 14h49min

Atualizada em: 28/07/2015 - 14h49min


Débora Ely
Débora Ely
Enviar E-mail
Polícia Civil / Reprodução
Após linchamento ocorrido em março, duas pessoas foram indiciadas pelas agressões que resultaram na morte de assaltante

A Polícia Civil divulgou, nesta terça-feira, as imagens do linchamento ocorrido em março, em Viamão. O caso, que antecedeu o espancamento até a morte de um suposto bandido no centro da cidade no último domingo, ocorreu no bairro Santa Isabel após uma tentativa de assalto.

Linchamento em Viamão só parou com a chegada da Guarda Municipal

Registrado por uma câmera de segurança, o vídeo mostra dois homens se aproximando de um veículo no qual acabara de entrar uma mulher, acompanhada de uma sobrinha e da mãe, na Avenida Liberdade. O assaltante, que estava armado, chega a abrir a porta do motorista depois de anunciar o roubo. O crime, porém, é interrompido por uma pessoa que desfere um golpe com uma barra de ferro pelas costas do criminoso.

Conforme a Delegacia de Homicídios de Viamão, o homem que deu início ao linchamento é familiar das vítimas do assalto. Depois de seis investidas com o objeto contra o assaltante, o agressor o afasta do carro e segue dando socos e, na sequência, chutes. Pelo menos outros dois homens se aproximam e reforçam as investidas.

O assaltante chegou a ser socorrido, mas chegou ao hospital morto. A polícia indiciou duas pessoas pelo linchamento por lesão corporal seguida de morte, mas a identidade de um dos agressores ainda é desconhecida (informações sobre suspeitos podem ser fornecidas pelo telefone 181). Não foram divulgados os nomes dos envolvidos no caso.

Homem é linchado após tentativa de assalto a bar no Maranhão
Ladrão de gás é castigado com tiros na mãos em Porto Alegre
Adolescente se fingiu de morto para sobreviver a linchamento, diz polícia

No mais recente episódio de linchamento ocorrido em Viamão, a Delegacia de Homicídios não teve a mesma sorte. Isso porque a única câmera que registrou o espancamento até a morte de Valdir Gabriele, 40 anos, fica afastada do ponto onde aconteceu o crime, na Praça Júlio de Castilhos. Assim, não é possível visualizar o que aconteceu pelas imagens - apenas uma movimentação de vultos ao fundo e pessoas deixando o local na direção oposta ao equipamento.

Uma das vítimas do suposto assalto já foi ouvida pela polícia, assim como familiares de Valdir - que foi enterrado na manhã desta terça-feira no Cemitério Municipal de Alvorada. O trabalho de investigação busca identificar os autores do linchamento.

Conforme a Guarda Municipal de Viamão, o início do monitoramento por câmeras da praça atrasou em função do mau tempo da última semana.

Linchamentos põem a nu fragilidades da democracia
Leia as últimas notícias


Imagens registradas no domingo foram obtidas pela Polícia Civil. Ao fundo, é possível ver movimentação de pessoas deixando o local onde foi morto Valdir Gabriele


MAIS SOBRE

Últimas Notícias