Notícias



Opinião

Manoel Soares: o preço da dor

Colunista do Diário Gaúcho analisa a violência contra a mulher

29/08/2015 - 08h02min

Atualizada em: 29/08/2015 - 08h02min


Uma mulher com o olho roxo, em frente ao Palácio da Polícia, me disse: "A liberdade de quem apanha em casa custa caro, e ninguém quer ajudar a pagar essa conta".

Essa frase vai me acompanhar pelo resto da vida. O medo de sair da segurança de um lar assusta muitas mulheres e faz com que elas acreditem que a porrada de hoje foi a última _ mas nunca é.

Presos irmãos do recepcionista que confessou ter esquartejado mulher

"Perdoo, mas quero que ele fique preso", diz jovem que teve as mãos decepadas pelo companheiro

Já o homem, quando dá o primeiro tapa, experimenta uma sensação de poder sobre outra pessoa que é viciante. Por mais que surja o arrependimento, o cérebro entendeu que, quando sua vontade não for realizada, levantar a mão é uma das opções.

Leia outras colunas de Manoel Soares

A convivência com a agressão deixa sequelas. Meninos que assistem às suas mães apanharem podem, inconscientemente, nutrir admiração pelo agressor, por entender que ele tem poder. As meninas que assistem a estas cenas, mesmo com medo, acabam aprendendo que quem ama, bate.

Coragem

Óbvio que isso não acontece com todos. Existem aqueles casos nos quais a agressão faz as pessoas criarem nojo da situação. Sair desse ciclo não é fácil. Requer muita coragem, pois vai chegar uma hora na noite em que ninguém vai ajudar. Nem sempre a polícia vai estar por perto, nem sempre os amigos e familiares vão ajudar a pagar as contas. Enfrentar a vida sozinha é também doloroso.

Mas é importante lembrar que a dor da liberdade traz dignidade, já a dor de uma surra dentro de casa tira a dignidade.

Curta a página do Diário Gaúcho no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias