lady



Lady saúde

Brasileiras são as que mais esquecem de tomar a pílula! Veja como não fazer parte da estatística  

Pesquisa foi feita em nove países. A média mundial de esquecimento é de 39% contra 58% das brasileiras e 54% das norte-americanas.  

02/12/2016 - 11h49min

Atualizada em: 02/12/2016 - 11h51min


Karina Chaves
Karina Chaves
Enviar E-mail

Atire a primeira pedra quem nunca esqueceu de tomar sua pílula! Um estudo do laboratório Bayer, com a Universidade Federal de São Paulo, revelou que as brasileiras entre 21 e 29 anos são as que mais deixam de ingerir seu anticoncepcional. Entre os nove países consultados (Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Irlanda, Itália e México), a média de esquecimento é de 39% contra 58% das brasileiras. Estresse, agenda cheia e mudanças de rotina são as principais causas disto. Que o diga a operadora de telemarketing Camila Garcia, 28 anos, de Viamão.

Concurso cultural Lady Tô Podendo está de volta! Participe e seja top model por um dia

Frutos do esquecimento – e de muito amor

As filhas de Camila, Luíza Garcia, oito anos, e Lavínia Garcia do Rosário, três, foram frutos deste esquecimento.– Eu até coloquei despertador, mas não deu certo. Daí, tentei à noite, mas, com duas filhas, a gente acaba esquecendo – afirma ela, deixando claro:

– Elas foram geradas com muito amor, mas não foram planejadas.Quando ficou grávida pela primeira vez, Camila tinha 18 anos e ia às sextas-feiras para a casa do namorado, onde passava o fim de semana e... esquecia do comprimido!

– Daí, chegava a segunda, e eu tomava dois, três. Às vezes, deixava de tomar por vários dias. Quando me descuidei e tive a minha primeira filha, eu lancei mão de duas pílulas do dia seguinte, mas não adiantou – alerta.

Aprenda a ficar com o olhar mais colorido

Rotina ajuda

A pesquisa mundial indicou, também, que manter uma rotina e tomar o comprimido no mesmo horário contribui para não esquecer.

– Eu juro que tentei! Mas, se tu me perguntar hoje onde está a minha cartela de pílula, vou dizer que me esqueci de comprar! – reconhece a operadora de telemarketing.

Casada com o pintor Patrick Ernani Silva do Rosário, 27 anos, ela não quer mais filhos. Para tanto, cogita adotar outro método contraceptivo
– desta vez, inspirada nas amigas: – Elas também esquecem da pílula. Por isso, a maioria colocou DIU (dispositivo intrauterino).

Leia mais no Lady

Não vacile*

1)A responsabilidade é do casal.
2)Deixe a cartela em um local visível, como perto das escovas de dente.
3)A rede pública de saúde disponibiliza para elas, além de anticoncepcionais, o DIU de cobre, que dura dez anos.
4)O aplicativo gratuito Meu Ciclo emite um som avisando da hora de tomar o comprimido.
5)Se você toma a pílula à noite, mas esqueceu, ingira o quanto antes, no intervalo de até 12 horas. Na próxima noite, siga com o uso da sua cartela normalmente.
6) A pílula do dia seguinte só deve ser tomada em casos extremos, como quando falhar o método que o casal estiver usando. Ingira o mais próximo da relação possível.

*As orientações são da ginecologista Marta Franco Finotti, membro da comissão especializada em anticoncepcionais da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).



MAIS SOBRE

Últimas Notícias