Polícia



Homenagens

Carreata, missa e protestos lembram a morte de PM na Capital

Sábado foi marcado por manifestação e homenagem religiosa. Novo ato deve reunir PMs nesta segunda, em frente ao Mercado Público, no Centro

19/10/2014 - 17h04min

Atualizada em: 19/10/2014 - 17h04min


Cristiane Bazilio
Cristiane Bazilio
Enviar E-mail
divulgação / Brigada Militar
Colegas da vítima foram vestidos de preto à missa que homenageou PM morto dentro de ônibus

Está prevista para as 7h desta segunda-feira, em frente ao Mercado Público de Porto Alegre, uma manifestação de integrantes da Brigada Militar em razão da morte do PM Márcio Ricardo Ribeiro, 42 anos, dentro de um ônibus, na última quinta-feira, na Capital. Além de lembrar a morte do colega, um dos principais objetivos do ato, segundo informou um policial militar que pediu para não ser identificado, é reivindicar a garantia da isenção da passagem de ônibus para PMs mesmo quando estiverem sem farda no coletivo.

Márcio, que era da guarda da Penitenciária Feminina Madre Pelletier, voltava do trabalho e estava fardado quando assaltantes invadiram o ônibus, anunciaram o assalto e acabaram atirando contra o brigadiano. Ele foi atingido por seis disparos nos colete à prova de balas e um na cabeça, que o vitimou.

O sábado também foi marcado por homenagens e protestos. Enquanto o homem que confessou ter participado do assalto prestava depoimento na 6ª DP, amigos e colegas da vítima realizavam um protesto em frente à delegacia. Segundo a delegada Áurea Regina Hoppel, que conduz as investigações, cerca de 100 pessoas se concentraram de forma pacífica para aguardar a decisão sobre o pedido de prisão de William Eduardo Ferreira Rodrigues, 23 anos, que acabou se confirmando mais tarde.

- Tive que fechar os portões da delegacia para conseguir trabalhar. Tivemos o reforço da Brigada Militar para manter a ordem e garantir a vida do suspeito. Mas tudo correu de forma tranquila e pacífica. Com toda razão, aquelas pessoas estavam lá revoltadas com a situação, que de fato foi gravíssima e comoveu colegas, amigos, familiares e toda a comunidade - explicou Áurea.

Identificado homem que confessou participação em assalto com morte de PM
Morte de PM não foi premeditada, diz assaltante
Leia todas as notícias do Diário Gaúcho

As homenagens ao PM morto que aconteceram no sábado começaram em Viamão, onde o policial militar morava. Uma carreata com pelo menos 30 veículos saiu do Bairro Santa Isabel em direção a Porto Alegre. O destino inicial foi a Paróquia São Jorge, na Avenida Bento Gonçalves, no Bairro Partenon, onde uma missa foi rezada às 18h e contou com a presença de muitos integrantes da brigada, todos vestidos de preto, simbolizando o luto pela morte do colega. De lá, eles se dirigiram para a delegacia.

Foragido estaria fazendo ameaças via facebook

Com a confissão de William, os outros três envolvidos no assalto foram identificados e tiveram mandados de prisão temporária expedidos e estão foragidos. De acordo com um dos PMs que participou das manifestações, um dos foragidos têm feito ameaçadas aos policiais militares via facebook. Na página do criminoso na rede social, ele diz que não tem nada a perder  e que irá atrás de todos que lhe fizeram mal e que "não vai ter onde se esconder".


MAIS SOBRE

Últimas Notícias