Polícia



O perigo como vizinho

Ninguém sabe, ninguém viu

Conseguir depoimentos que revelem envolvidos em assassinatos na guerra do Bairro Mario Quintana é sempre um desafio para a polícia. Mesmo entre os vizinhos, comentar sobre os recentes crimes é um risco.

14/11/2014 - 10h01min

Atualizada em: 14/11/2014 - 10h01min


Eduardo Torres / DG

A regra é ficar calado, como mostra o depoimento de uma testemunha em processo de 2007, contra a gangue dos Minhocas, que agora comanda o tráfico na Vila Safira. Um criminoso teria dito: "Agora, o bicho vai pegar, prenderam o Minhoquinha (irmão do homem apontado como líder da quadrilha) porque aquela velha e a (...) entregaram ele, mas eu vou pegar essa velha. Se ela for na polícia, eu vou picar ela bem picadinha e arrancar os cabelos dela, e depois vou pegar todos da família dela".

Só em abril deste ano, sete anos depois, 12 integrantes da quadrilha foram pronunciados - e aguardam o júri.

No final de 2012, o Recanto do Sabiá, o Loteamento Timbaúva, centro nevrálgico da gangue do Gordo Dé, havia se transformado em uma vila fantasma, tamanha a debandada de moradores amedrontados. No fundo, às margens do Arroio Feijó, havia um cemitério clandestino.

A rotina de quem vive no meio da guerra do tráfico
Sequestro de jovens é novo elemento em disputa do tráfico
Leia mais notícias sobre a guerra no Mario Quintana

- Eles não disputam apenas pontos de tráfico, mas poder. Pelas características dos dois grupos, existe uma necessidade de afirmação e conquista de status no crime - diz a delegada Jeiselaure Souza.

Troca de lideranças é constante

A maior parte dos líderes dos dois lados foi presa entre 2011 e 2012, quando as disputas do tráfico na região do Mario Quintana viveram outro momento efervescente. A polícia acredita estar lidando agora com criminosos que, na época, ainda eram adolescentes e serviam como auxiliares na linha de frente do crime.

- Eles repetem o padrão de violência - afirma a delegada.

E, ao que tudo indica, seguem aos mesmos comandos de sempre. Há suspeita de que o estopim da guerra esteja ligado, justamente, à volta para as ruas de pelo menos uma liderança influente no tráfico do bairro. Ele teria se aproveitado do aparente enfraquecimento dos rivais.

Leia mais notícias de homicídios
Leia mais notícias sobre tráfico de drogas

- Este tráfico pulverizado tem a substituição de comandos rápida como uma característica. E no contexto do Mario Quintana, o que se verifica é que o tráfico puxa uma série de outras questões sociais. A violência é um elemento marcante porque muitos deles estão lutando pelo ganha-pão mesmo - aponta o diretor de investigações do Denarc, delegado Cléber Lima.

Há duas semanas, o departamento interceptou um carregamento de mais de 55kg de drogas que chegavam com uma mulher ao bairro.

Uma semana depois, a Brigada Militar impôs um duro golpe aos traficantes do Timbaúva, com a descoberta de um arsenal no Recanto do Sabiá.

Leia mais notícias do dia.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias