Polícia



Morando com o inimigo

A cada semana, uma mulher é morta pelo companheiro no Estado

Na manhã desta quinta-feira, mais uma vítima entrou para essa lista: a recepcionista Jenifer Maria Machado Cardoso, 29 anos

01/01/2015 - 17h06min

Atualizada em: 01/01/2015 - 17h06min


Cristiane Bazilio / Agência RBS
Jenifer Maria Machado Cardoso, 29 anos, teria sido morta na frente do filho, de 3 anos, e do enteado, de 11

A morte da recepcionista Jenifer Maria Machado Cardoso, 29 anos, assassinada pelo companheiro na manhã desta quinta-feira, na Restinga, Zona Sul da Capital, reforça uma realidade revelada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado: a cada semana, pelo menos uma mulher é morta pelo marido ou ex-companheiro no Rio Grande do Sul.

>>> Homem mata companheira no primeiro dia do ano em Porto Alegre
>>> Telefonista é morta a facadas no centro da Capital

Dados divulgados pela SSP apontam que 50 crimes desta natureza ocorreram de janeiro a setembro de 2014. O que representa uma queda em relação a 2013, quando, no mesmo período, foram 74 casos. Ao longo de todo 2013, 92 mulheres morreram pelas mãos de seus parceiros, número também menor do que em 2012, quando foram registrados 101 femicídios.

>>> Leia outras notícias sobre homicídios

Pela legislação atual, crimes contra mulheres são julgados como crimes comuns, mas um projeto que tramita no Senado pretende incluir o femicídio (ou feminicídio) no Código Penal, conceituado como "forma extrema de violência de gênero que resulta na morte da mulher", com pena de 12 a 30 anos de prisão. A pena para homicídio comum é de seis a 20 anos, podendo ser agravada por motivo "torpe" ou "fútil".



Curta o Diário Gaúcho no Facebook
Leia mais notícias do dia

INDICADORES DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO RS |Criar infográficos


MAIS SOBRE

Últimas Notícias