Polícia



De dentro da cadeia

Ministério Público denuncia 15 integrantes da facção dos Abertos

A denuncia oferecida à 1ª Vara Criminal do Foro Regional do Partenon atribui a eles tráfico de drogas e comércio ilegal de armas e munição

03/03/2015 - 15h29min

Atualizada em: 03/03/2015 - 15h29min


Quinze integrantes da facção dos Abertos foram denunciados pela Promotoria de Justiça Especializada Criminal da Capital, nesta terça-feira, por tráfico de drogas e comércio ilegal de armas e munição. Conforme denúncia oferecida à 1ª Vara Criminal do Foro Regional do Partenon, a quadrilha era organizada a partir de três presídios - Presídio Central, Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC).

Comandada pelo promotor de Justiça Flávio Duarte, a investigação foi realizada em parceria com o setor de inteligência da Brigada Militar a partir de abril do ano passado - um dos chefes da facção dos Abertos, cujo nome não foi divulgado, foi preso. A partir do Presídio Central de Porto Alegre, ele seguia liderando o tráfico, com conexão com os detentos Letier Ademir Silva Lopes (Pasc), Jhonatan Luiz Viana (PEC) e Cristiano Feijó Madrile (Presídio Central).

Leia outras notícias de dia

Durante as investigações, outras 12 pessoas foram presas nas cidades de Gravataí, Sapucaia do Sul, Canoas, Charqueadas e Cachoeirinha. Também foram apreendidos cem quilos de maconha, cocaína, aproximadamente dois quilos de crack, LSD, armas e munição.

Apenado do semiaberto é executado em frente ao Albergue Pio Buck
MP vai solicitar transferência de líder da facção Os Manos para presídio federal

Conforme as pessoas eram presas, novas assumiam as funções, mas foram detidas também. A estrutura da facção foi atacada, segundo o Ministério Público, já que membros de todas as posições hierárquicas da quadrilha foram denunciados.

*Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias