Polícia



Morte na Pasc

Teréu caiu no "campinho" do Maradona

Transferência para presídio federal de cinco detentos envolvidos com a morte de Teréu, pedida pela Justiça gaúcha, tenta frear uma possível rearticulação de Maradona na cadeia. Histórico dos envolvidos no crime revela relações de comando do traficante qúe já foi líder da facção dos Manos.

11/05/2015 - 12h34min

Atualizada em: 11/05/2015 - 12h34min


reprodução / null
Teréu foi morto no refeitório do Pavilhão A, da Pasc

O Judiciário estadual solicitou a transferência de cinco presos da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) para o sistema federal - todos são suspeitos de terem participação direta no assassinato do traficante Cristiano Souza da Fonseca, o Teréu, 32 anos, asfixiado até a morte em um do refeitórios da cadeia, na quinta-feira.

Execução de Teréu levou 10 minutos e 30 segundos, mostra vídeo
Corpo de Teréu é sepultado na Zona Leste de Porto Alegre

O objetivo principal é encaminhar para penitenciárias de alta segurança federais os dois suspeitos do crime com maior influência naquela galeria: Paulo Márcio Duarte da Silva, o Maradona, 36 anos, ex-líder da facção Os Manos, e Ubirajara da Silva Barbosa, o Bira,  35 anos. Outros três apenados, dois que teriam segurado o traficante e outro que teria colocado o saco plástico para asfixiá-lo, também devem ser levados para presídios federais.

As prisões preventivas dos nove detentos apontados pela polícia como os participantes na execução foram concedidas pela Justiça na noite de sábado. O delegado Rodrigo Machado dos Reis, que comanda a investigação pela DP de Charqueadas, não revela os nomes dos envolvidos, mas a reportagem teve acesso a sete deles. A constatação, pelo histórico de cada um, é de que Teréu foi morto em pleno "campinho" do antigo líder da facção dos Manos, Paulo Márcio Duarte da Silva, o Maradona.

Como traficantes passaram de amigos a rivais em Porto Alegre
Guerra do tráfico: funk ostenta poder de aliados de Xandi

Levantamento da reportagem do Diário Gaúcho, a partir dos crimes pelos quais os suspeitos já foram condenados, demonstra que todos eles estariam envolvidos com quadrilhas atuantes nas áreas que, em 2011, a polícia mapeou como sendo parte do império criado por Maradona. Eles seriam de Canoas, Guaíba e São Leopoldo.

- É inegável que o Maradona tem influência na galeria, não sabemos ainda até que ponto, ou se havia se tornado, de fato, a principal liderança. Ele foi aceito nessa galeria dominada pela facção dos Abertos quando se viu enfraquecido nos Manos. Chegou com um status menor, mas pode ter se articulado - diz o delegado.

Enquanto foi o principal nome da facção dos Manos, Maradona tinha em Alexandre Goulart Madeira, o Xandi - desafeto de Teréu -, um dos seus principais aliados na Região Metropolitana. Xandi foi executado em Tramandaí no começo do ano e o principal investigado pelo crime, como mandante, era Teréu.

- Não descarto que a morte do Teréu tenha sido ordenada pelos Manos, em uma reaproximação com Maradona, mas ainda estamos no campo especulativo. Não temos nenhuma prova disso e seguimos investigando - aponta o delegado.

O "time" do Maradona

Canoas
Bira -
Ubirajara da Silva Barbosa, 35 anos, apontado como líder da galeria dos Abertos na Pasc, tem 52 anos e nove meses de pena. A partir de Canoas, organizava remessas de drogas do Paraguai para o Brasil, assim como o envio de dinheiro para adquirir as drogas. A cidade era, até 2011, um dos principais enclaves entre as alianças articuladas por Maradona, já preso na Pasc.

Rudi - Rudinei Pereira da Silva, 33 anos, condenado a 33 anos e sete meses de prisão. É apontado como um dos detentos que tomou a frente na execução de Teréu. Atuava no Bairro Mathias Velho, onde executou um homem no começo da década passada. Em 2011, ele foi investigado pelo Denarc como um dos contatos de Maradona na cidade.

Fernando - Fernando Gilberto de Oliveira Araújo, 28 anos, tem condenação de oito anos, nove meses e quatro dias por um latrocínio cometido no Bairro Floresta, Zona Norte de Porto Alegre, em 2011. Era integrante de uma quadrilha de Canoas, especializada em roubos.

Guaíba
Rudinei -
Rudinei Henrique de Abreu, 32 anos, está preso preventivamente na Pasc. É acusado de ter assassinado e esquartejado um homem em Guaíba. É apontado como outro dos que tomaram a primeira atitude na morte de Teréu. A cidade era um dos redutos da quadrilha de Maradona, com contatos a partir de Canoas. Rudi, o outro detento envolvido na execução, também é natural de Guaíba.

São Leopoldo
Nelinho -
Luciano Alves Pereira, 34 anos, é condenado a 45 anos, dez meses e 11 dias de prisão. Apontado como líder do tráfico em Guaporé, na Serra. A droga, no entanto, partia de São Leopoldo, onde atuaria a sua companheira, conhecida como Nega. Em 2011, ela foi apontada como um dos principais contatos de Maradona na expansão dos seus domínios pelo Bairro Feitoria.

Montenegro
Daniel -
Daniel Pereira Lopes, 25 anos, tem pena de 33 anos, cinco meses e 20 dias a cumprir. Envolvido em roubos, esteve preso até 2012 na Penitenciária Modulada de Montenegro. O local era dominado pelos Manos.

Leia mais notícias do dia.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias