Polícia



Sistema prisional

VÍDEO: Execução de traficante é comemorada com foguetório em condomínio de Porto Alegre

Cristiano Souza da Fonseca, o Teréu, foi assassinado no refeitório da Pasc

07/05/2015 - 14h09min

Atualizada em: 07/05/2015 - 14h09min




Moradores do Condomínio Princesa Isabel, em Porto Alegre, comemoraram a execução do traficante Cristiano Souza da Fonseca, conhecido como Teréu, morto na manhã desta quinta-feira, dentro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).

Em vídeo de dentro do condomínio e enviado à Rádio Gaúcha (acima), percebe-se o momento em que os fogos de artíficio são preparados e estourados. Crianças e jovens estão em volta dos objetos.





Em outro vídeo, enviado ao Diário Gaúcho (acima), com imagens feitas nas imediações do local, é possível ouvir estampidos - provavelmente tiros e fogos de artifício. Consultado, um oficial de serviço do Centro de Operações Integradas da Segurança Pública confirmou a ocorrência da festa:

- Estamos encaminhando viaturas para o local.

Leia outras notícias do dia
Leia outras notícias de polícia

- Mataram aquele desgraçado - anunciou um dos moradores do Condomínio Princesa Isabel, após ouvir no rádio a notícia da execução de Teréu.

Foi assim que a comunidade de Xandi (o traficante Alexandre Goulart Madeira) ficou sabendo da morte do inimigo. Os minutos seguintes foram de comemoração com foguetório e música alta.

- Quando mataram o Xandi, ficamos sabendo que estouraram muitos foguetes lá na vila dele. Agora soltamos o dobro de fogos - conta Eurides Terezinha Pires da Costa, 70 anos, presidente da Associação de Moradores do Condomínio Princesa Isabel.

De acordo com Eurides, cerca de 20 policiais logo chegaram em motos e viaturas, dando fim à festa:

- Aí eu disse que tava tudo normal. Que era só um foguetório. E eles não fizeram nada.

Segundo Eurides, as desavenças entre Xandi e Teréu teriam se intensificado após o tiroteio na boate Stuttgart, em novembro do ano passado. A presidente da associação disse já ter ouvido de uma briga entre os dois provocada por uma mulher, mas acha que isso pode ser "só fofoca".

Pasc é rebaixada a prisão comum

Conforme a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Teréu, 32 anos, foi assassinado no refeitório da unidade, e câmeras de segurança do local flagraram os autores, que foram isolados pela direção da penitenciária. O juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC) Sidinei Brzuska acompanha a apuração do fato em Charqueadas.

O criminoso é apontado pela polícia como líder do tráfico de drogas na Zona Leste de Porto Alegre, a partir do Beco dos Cafunchos. No mês passado, a Justiça decretou a prisão preventiva dele por porte de munição de uso restrito - ele havia sido preso em flagrante pela Brigada Militar quando saía de uma casa noturna em um carro blindado com um carregador de pistola 9mm.

Morte de traficante em Tramandaí desencadeou seis assassinatos na Capital

Teréu é suspeito de ordenar a morte de Xandi, em Tramandaí em janeiro. Também foi alvo de investigações por participação em um homicídio em novembro do ano passado, dentro da boate Stuttgart, no Bairro Santana, na Capital.

À noite, a comemoração se repetiu:

*Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias