Notícias



Criminalidade

Governo vai procurar Alckmin para discutir alternativa à redução da maioridade

Alckmin defende o aumento de três para oito anos do tempo de internação para adolescentes que praticarem crimes hediondos

08/06/2015 - 16h00min

Atualizada em: 08/06/2015 - 16h00min


Bruno Santos / A2 Fotografia

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, disse nesta segunda-feira que o governo quer dialogar com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sobre a proposta apresentada por ele de alternativa à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Alckmin defende o aumento de três para oito anos do tempo de internação para adolescentes que praticarem crimes hediondos.

Edinho Silva disse que o governo está disposto a dialogar com Alckmin e outras lideranças que queiram apresentar uma proposta alternativa à que prevalece no Congresso Nacional, capitaneada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de redução da maioridade de 18 para 16 anos.

Aloysio Nunes Ferreira Filho: "O objetivo não é propriamente reduzir a violência, é fazer Justiça"
Pepe Vargas: "Esse jovem precisa de proteção do Estado, e não simplesmente uma prisão"

- Não interessa a liderança que defenda, não interessa o partido que defenda, tudo aquilo que for importante para o Brasil o governo da presidenta Dilma quer dialogar. O governo quer dialogar com o governador Geraldo Alckmin, como quer dialogar com outras lideranças que queiram debater esse tema, para que a gente possa construir uma saída que seja efetiva, que de fato combata a impunidade e aumente a penalidade daqueles que utilizem de adolescentes para a prática criminosa - destacou o ministro em entrevista, após a reunião de coordenação política.

Ele garantiu que o governo apresentará uma proposta alternativa à redução da maioridade penal. Segundo Edinho Silva, os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, estão liderando um grupo de trabalho que avalia uma alternativa. A presidente Dilma Rousseff já indicou que a proposta deverá sugerir o aumento de penas para os adultos que aliciam adolescentes para o crime e medidas de combate a impunidade.

Redução da maioridade penal faria aumentar em 33% o déficit prisional no RS
Por que especialistas em direito consideram a diminuição da maioridade penal uma péssima ideia
"Cadeia não conserta ninguém", diz ministro do STF sobre maioridade penal

- Nós respeitamos as iniciativas do Congresso Nacional, mas o governo da presidenta Dilma vai apresentar uma proposta alternativa que combata a impunidade, que penalize os adultos que se utilizam de adolescentes, mas que, efetivamente, seja uma alternativa ao que está sendo debatido no Congresso - reiterou o ministro.

*Agência Brasil


MAIS SOBRE

Últimas Notícias