Polícia



Vítimas de larápios

Teve seu celular roubado? DP da Capital tem 3 mil aparelhos à espera dos proprietários

Material é fruto de apreensões feitas pela Brigada Militar

30/06/2015 - 17h49min

Atualizada em: 30/06/2015 - 17h49min


Luiz Armando Vaz / Agencia RBS
Aparelhos foram apreendidos no Centro

Enquanto milhares de pessoas lamentam a perda de seus celulares smartphones, iphones e tabletes para assaltantes, cerca de 3 mil aparelhos aguardam por seus proprietários na 2ª DP da Capital, no Bairro Menino Deus. Eles foram recuperados, na maioria dos casos, por PMs do 9º BPM, na região do Centro Histórico.
 
O acúmulo de aparelhos na 2ª DP deve-se a um acordo entre o delegado César Carrion e o comandante do 9º PBM, tenente-coronel Francisco Vieira. As apreensões feitas principalmente no Centro são levadas à delegacia, onde o escrivão Paulo Nunes realiza um trabalho para identificação dos proprietários.

- Todo o chip deixa um rastro. Se forem utilizados dez chips, poderemos identificar todos - explica o policial.

A partir deste trabalho, o escrivão entra em contado com a operadora para descobrir em nome de quem está registro o chip.

Suspeito de matar jovem em Alvorada se entrega em Santa Catarina
 
Essa é uma das formas utilizadas na tentativa de localização do proprietário. Nos casos em que o aparelho foi utilizado para acessar Facebook ou Whatsapp, a identificação do usuário da rede social ou do aplicativo também colabora. O imei (uma espécie de chassi do aparelho) também é muito útil no trabalho.

- Pelo imei, a operadora pode identificar quem acessou a antena com o celular - explica Paulo Nunes.
O policial estima que 50% dos aparelhos já apreendidos e deixados na delegacia tenham sido devolvidos a seus proprietários. Ainda assim, cerca de 3 mil permanecem na DP.

Moeda de troca

De acordo com o escrivão Paulo Nunes, com o trabalho de busca dos proprietários de aparelhos, já foram localizados assaltantes, traficantes e até pontos de vendas de drogas. Isso se deve ao fato de os celulares, principalmente, terem virado moeda de troca no mundo do tráfico. Ou seja: criminosos furtam ou roubam aparelhos e depois trocam por drogas.

As vítimas preferenciais, de acordo com o policial, são as mulheres, as crianças e os adolescentes.

- As chamadas saidinhas de shoppings, a entrada ou saída das escolas são muito visadas. Pois celular hoje é como um saque em caixa rápido. Representa dinheiro na mão - explica.

O escrivão alerta que boa parte dos celulares foi apreendida com vendedores clandestinos no Centro. E a posse de um aparelho furtado ou roubado pode gerar sérios problemas, como a responsabilização por crime de receptação.

"Não vou entregar", diz taxista sobre licença cassada após morte de ciclista

Leia as últimas notícias de polícia

- Houve um caso em que a pessoa alegou que havia trocado o seu aparelho por um mais moderno, sem saber que esse era fruto de roubo. Isso é prejuízo e incomodação na certa - afirma.

 
Escrivão Paulo Nunes tenta identificar os donos
Foto: Luiz Armando Vaz/Agência RBS

Fique ligado

Se você já teve o seu aparelho subtraído e ainda não o encontrou, na 2ª DP, na Capital, há cerca de 3 mil que foram recuperados pela Brigada Militar e pela Polícia Civil.

A 2ª DP fica na Avenida Getulio Vargas, 1250, Bairro Menino Deus.  

Aparelhos como celulares, iphones, smartphones e tabletes estão sendo muito visados por assaltantes. Por isso, é preciso tamar cuidados redobrados.

Mulheres, crianças e adolescentes são as vítimas preferenciais.

Saídas de shoppings e trocas de turnos nas escolas têm sido muito visadas.

Adquirir aparelho fruto de furto ou roubo pode provocar indiciamento por crime de receptação.

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias