Polícia



Linchamento em Viamão

Homem é espancado até a morte por tentativa de assalto em praça

De acordo com a Brigada Militar, Valdir Gabriele, de 40 anos, havia tentado roubar um casal

26/07/2015 - 22h32min

Atualizada em: 26/07/2015 - 22h32min


Débora Ely / Agência RBS
Linchamento ocorreu na Praça Júlio de Castilhos, no Centro

Um homem foi espancado até a morte neste domingo à noite, em Viamão, na Região Metropolitana. O crime teria sido motivado por uma tentativa de assalto praticada por ele e mais um suspeito, que conseguiu fugir. Pessoas que presenciaram o roubo, no centro da cidade, foram as responsáveis pelo linchamento, conforme a Brigada Militar.

Homem é linchado após tentativa de assalto a bar no Maranhão
Adolescente se fingiu de morto para sobreviver a linchamento, diz polícia

O 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM) informa que foi chamado à Praça Júlio de Castilhos, próxima à prefeitura, porque estaria ocorrendo uma briga generalizada por volta das 19h30min. Quando uma guarnição chegou à praça, deparou com o homem caído no chão - ele foi identificado como Valdir Gabriele, 40 anos. A morte foi constatada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Linchamentos põem a nu fragilidades da democracia

De acordo com relatos colhidos no local, Valdir e mais um homem abordaram um casal que estava em uma parada de ônibus. Um deles teria dado um soco com uma soqueira em uma das vítimas da tentativa de assalto. Ela teria caído no chão e, em seguida, saído correndo.

Ao presenciarem a cena e verem que os suspeitos não estavam armados, populares teriam ido atrás da dupla. Valdir foi agredido com chutes e socos. O outro conseguiu escapar.

Leia outras notícias do dia
Leia outras notícias de polícia
Ladrão de gás é castigado com tiros na mãos em Porto Alegre

A polícia não soube precisar o número de pessoas que estariam envolvidas na agressão, mas estima que sejam aproximadamente 15. Quando a BM chegou à praça, estavam apenas as duas vítimas da tentativa de assalto, que foram levadas à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para prestar esclarecimentos.

O 18º BPM fez buscas e abordou um suspeito, que foi levado para a delegacia - no entanto, as vítimas não o reconheceram como um dos assaltantes.

*Diário Gaúcho e Zero Hora

Últimas Notícias