Notícias



Viamão

Homem linchado já havia sido contido por populares após tentativa de estupro

Em ocorrência policial de 28 de março, consta que Valdir Gabriele, 40 anos, foi agredido por moradores e sofreu ferimentos leves no episódio

28/07/2015 - 15h44min

Atualizada em: 28/07/2015 - 15h44min


Débora Ely
Débora Ely
Enviar E-mail

Espancado até a morte após suposta tentativa de assalto no centro de Viamão, Valdir Gabriele, 40 anos, já havia sido contido por populares ao cometer um crime na mesma cidade. Em 28 de março, ele foi agredido por moradores depois de tentar estuprar um homem com deficiência no Jardim Viamar. As informações constam no boletim de ocorrência registrado sobre o caso.

No episódio, Valdir foi encaminhado ao pronto-atendimento de Viamão, mas teria sofrido apenas ferimentos leves. Conforme a ficha médica, ele sofreu escoriações leves no braço esquerdo e no nariz e foi liberado.

Linchamento em Viamão só parou com a chegada da Guarda Municipal
VÍDEO: polícia divulga imagens de linchamento ocorrido em março em Viamão

Autuado por furto tentado (ele teria pegado o celular da vítima) e estupro tentado, Valdir foi preso em flagrante, encaminhado ao Presídio Central e, depois, transferido para a Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro. Ele estava em liberdade desde maio.

A vítima da tentativa de estupro trabalhava em um supermercado da região, de onde conheceria o autor do crime. Ela teria chegado em casa, por volta das 21h, quando se deparou com Valdir no pátio - que pediu para tomar um copo d'água e acabou entrando na residência.

Dentro do local, Valdir - que, conforme relato de um policial militar que atendeu à ocorrência, apresentava sinais de embriaguez - teria perguntado pela mãe do rapaz, que não estava em casa. Então, teria dado início às investidas para estuprar o homem, que chegou a ter as calças abaixadas. A vítima se negou a dar início à relação sexual, e a dupla entrou em luta corporal.

Homem é linchado após tentativa de assalto a bar no Maranhão
Ladrão de gás é castigado com tiros na mãos em Porto Alegre
Adolescente se fingiu de morto para sobreviver a linchamento, diz polícia

Em depoimento à Polícia Civil, a vítima relatou que Valdir ameaçou quebrar pertences da casa e a agrediu com cacos de um copo de vidro quebrado e um soco. O homem conseguiu escapar de Valdir, que, ao sair na rua, foi agredido e imobilizado por populares. O caso ocorrido em março é o único que consta na ficha policial de Valdir.

No momento da prisão, ele permaneceu em silêncio. Os moradores envolvidos na agressão não foram identificados pela polícia.

Linchamentos põem a nu fragilidades da democracia
Leia as últimas notícias

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias