Polícia



Combate ao tráfico

Denarc derruba arsenal da quadrilha do traficante Xandi em Porto Alegre

Nove armas, incluindo um fuzil, estavam em apartamento na Avenida Ipiranga. No imóvel, alugado por Renato Gambini - preso há alguns dias -, também eram mantidos pelo menos 50kg de drogas

17/11/2015 - 08h24min

Atualizada em: 17/11/2015 - 08h24min


Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Armas e drogas foram encontradas em um apartamento na região central de Porto Alegre

Uma ação do Denarc revelada na manhã desta terça-feira derrubou o que a polícia considera uma espécie de depósito da quadrilha que era liderada pelo traficante Alexandre Goulart Madeira, o Xandi, em Porto Alegre. Em plena Avenida Ipiranga, o bando que tem seu núcleo no Condomínio Princesa Isabel mantinha armas e drogas.

Oito meses depois, morte de Xandi ainda é misteriosa para a polícia
Chefe do crime e benfeitor: as duas faces de Xandi



Foram apreendidas nove armas - um fuzil 5.56, de fabricação norte-americana, duas pistolas 45mm, três pistolas 9mm, um revólver 357 e um revólver calibre 38 -, pelo menos 43kg de maconha, 5kg de crack, 2kg de cocaína e pelo menos outras 20 mil buchas de cocaína. No local, foram presos quatro homens, entre eles um conhecido como Pequeno, que era considerado pelo Denarc como o atual gerente da quadrilha.

- Temos comprovação de que esse imóvel em área nobre da cidade foi alugado há dois meses pelo Renato Gambini, que é o chefe da quadrilha desde a morte do Xandi. É uma prova inequívoca do tráfico de drogas como sustentação ao crime de lavagem de dinheiro que já investigamos no departamento - afirma o delegado Rafael Soares Pereira.

Denarc prende o sucessor do traficante Xandi em Porto Alegre
Leia mais notícias sobre tráfico de drogas

Gambini foi preso há uma semana em Porto Alegre. Ele tinha prisão preventiva desde que a Operação Laranja Mecânica foi desencadeada, em outubro. O alvo daquela ação era atacar o patrimônio da quadrilha, que resultou em um inquérito por lavagem de dinheiro. Dessa vez, o Denarc batizou a operação como Laranja Mecânica Fase Sucursal.

- O apartamento foi um local neutro que eles encontraram para retirar do condomínio a comprovação do envolvimento no tráfico de drogas. Durante a investigação conseguimos comprovar que pelo menos duas dessas armas estavam até pouco tempo circulando lá dentro do Princesa Isabel - explica o delegado.

No vídeo abaixo é possível observar essas duas pistolas citadas pelo delegado sob posse de jovens dentro do Condomínio Princesa Isabel. Veja:



Leia mais notícias do dia


Quatro pessoas foram presas durante operação da Polícia Civil
Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias