Polícia



Guerra do tráfico

Traficantes marcavam até data para o "despejo" de famílias na Vila Cruzeiro

Estimativa da polícia é de que 40 casas, a maioria na área conhecida como Vila Pantanal, foram tomadas pela quadrilha dos V7. Grupo foi alvo de operação na manhã desta terça

19/07/2016 - 11h06min

Atualizada em: 19/07/2016 - 11h06min


Mariana Furlan
Mariana Furlan
Enviar E-mail
Policiais cumpriram mandados entre as vilas 27 e Pantanal, na região da Cruzeiro

O comando da quadrilha dos V7, com atuação na região da Vila Cruzeiro, Zona Sul de Porto Alegre, dava a ordem: era preciso tomar casas de moradores da vizinha Vila Pantanal para guardar armas e drogas. Se os moradores não concordassem com essa atribuição dada pelos criminosos, deveriam ser expulsos dali.

– Isso era feito até com data marcada. Primeiro, vinha o recado dos traficantes para que os moradores colaborassem. Depois, chegavam lá e avisavam que tinham até tal dia para sair. Se não saíssem, no dia seguinte a casa era tomada de assalto – conta o chefe de investigação da 20ª DP, Luís Zottis.

Leia mais
Como nasce uma facção: entenda o surgimento dos principais rivais dos Bala na Cara
Pé na porta dos V7: polícia ataca líderes da guerra do tráfico na Capital
Polícia prende suspeito de homicídios, membro da quadrilha V7

Na investigação iniciada em março, os policiais constataram que pelo menos 40 casas na região foram alvo de ações semelhantes pela quadrilha desde abril, quando os V7 passaram a controlar a Vila Pantanal. Desses casos, três famílias registraram ocorrências policiais. Foi assim com uma família que há mais de dez anos tinha casa ali. Na manhã de um sábado, tiveram a residência invadida por pelo menos 15 homens armados com metralhadoras e pistolas. Saíram só com o que deu para carregar.

A quadrilha foi alvo de operação policial na manhã desta terça. Seis pessoas foram presas e outros 11 ao longo da investigação. De acordo com o delegado Tiago Baldin, toda a cúpula do bando formado na área conhecida como Vila 27 está na cadeia.

Leia mais
"Não temos nem água para lavar as mãos", diz diretora de escola depredada na Capital

– Eles tomaram um tombo importante. Não digo que foram desarticulados, porque eles conseguem se reagrupar, mas certamente perderam poder e criminosos com menos influência vão ter que tomar a frente na quadrilha – afirma o responsável pela investigação.

Durante o cumprimento dos mandados, na manhã desta terça, os policiais chegaram a afixar nas portas de alguns imóveis folhas com a mensagem de "imóvel retomado". Minutos depois, os papéis já haviam sido retirados.

Leia mais notícias do dia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias