Polícia



Violência

Mil pessoas já foram assassinadas na Região Metropolitana em 2016

Sequência de crimes entre a noite de terça e a madrugada de quarta, em Viamão, marcou a chegada em tempo recorde aos mil assassinatos na região

11/08/2016 - 08h47min

Atualizada em: 11/08/2016 - 12h36min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

Jovem autista assassinado

Primeiro um ataque a tiros a uma rua do Bairro Santo Onofre, depois, um novo ataque a tiros no Bairro Martinica. No rastro da noite e madrugada violentas em Viamão, três vítimas inocentes. E a quebra de um índice indesejado. A Região Metropolitana chegou, na madrugada de quarta, à marca dos mil assassinatos em 2016.

Desde que o levantamento de assassinatos foi iniciado pelo Diário Gaúcho, em 2011, este é o ano em que a marca foi atingida mais rapidamente. Em 2016, uma pessoa é assassinada a cada cinco horas e meia na região.

Arte DG

A quebra dos mil assassinatos chegou com a constatação de algo que marca os crimes deste ano. Os autores eram, provavelmente, integrantes de facções criminosas em guerra na Região Metropolitana. E as vítimas, foram escolhidas a esmo, sem qualquer relação com a criminalidade. Conforme o levantamento do Diário Gaúcho, em 27% dos casos de homicídios motivados pelo tráfico de drogas ou acertos de contas, as vítimas não tinham antecedentes criminais.

Eram 21h30min de terça quando um grupo de homens fortemente armados com pistolas e até mesmo uma submetralhadora 9mm invadiram a pé a Rua João Antônio Godói, no Bairro Santo Onofre. Depois de dispararem na rua, para o pânico da vizinhança, invadiram uma das primeiras casas da rua, onde moravam Luiz Carllos dos Santos, 16 anos, e os sete irmãos, com a mãe. Pois o adolescente não tinha qualquer envolvimento com a criminalidade. Acabou atingido por diversos tiros e morreu no local. Um dos irmãos, de 19 anos, ficou ferido e foi socorrido ao Hospital de Viamão.

Eduardo Torres / Diário Gaúcho
Ataque a tiros em Viamão marcou a chegada aos mil mortos na Região Metropolitana neste ano

O ataque não parou ali. Quase na esquina da mesma rua, outro jovem, Marcelo Soares de Oliveira, 22 anos, assustou-se com os disparos e tentou correr para dentro da casa da irmã. Os criminosos foram atrás dele e o executaram na porta da casa.

– Foram muitos tiros, coisa de uns cem disparos. Quando pararam os primeiros tiros, só deu para ouvir gritarem: "não corre, não corre". E aí mataram o menino que era como uma criança. Não abria a boca para nada. Mataram sem motivo nenhum, pura maldade – desabafa um vizinho que, como a maioria na rua, estava escondido dentro de casa.

Marcelo era autista, vivia com a mãe da rua de trás daquela e, na noite de terça, havia ido buscar a irmã na parada de ônibus. Ele aguardava ela sair do banho para caminhar até a casa da mãe quando iniciaram os tiros.

Quando soube da tragédia, o pai de Marcelo chegou a sofrer um infarto. Ele foi hospitalizado.

Entusiasta do esporte vitimado

Enquanto no Bairro Santo Onofre os moradores ainda tentavam entender o que havia acontecido, e recolhiam do chão dezenas de projéteis deixados pelos criminosos, um possível novo capítulo de um confronto entre traficantes ligados aos Bala na Cara e integrantes de quadrilhas rivais, que atuam no tráfico local, estourou. Foi no Bairro Martinica, que fica ao lado. E deixou mais uma vítima inocente.

Reprodução / Arquivo Pessoal

Vitor Hugo de Souza Pereira, 39 anos, era um entusiasta do esporte local. Motorista de ônibus, ele era presidente da Associação de Futsal de Viamão. Segundo o registro policial, ele teria tentado espiar pela porta de casa, na Rua Brusque, ao ouvir barulhos na rua. Foi atingido por pelo menos um tiro fatal na porta de casa.

Os três crimes são apurados pela Delegacia de Homicídios de Viamão. Em virtude do protesto dos delegados da Polícia Civil contra o parcelamento dos salários, a delegada Larissa Fajardo evitar comentar detalhes sobre a investigação. Por enquanto, ela não confirma sequer uma possível relação entre os crimes.

Uma guerra por trás da marca

Porto Alegre responde por quase metade das mil mortes, com 491 casos. Os números são admitidos pelo diretor do Departamento de Homicídios da Polícia Civil na Capital, delegado Paulo Grillo. De acordo com ele, a instituição, juntamente com a Brigada Militar e com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), tenta neutralizar a ação dos criminosos, mas, mesmo assim, os números são crescentes.

– Temos enfrentado uma situação de aumento da criminalidade violenta. Em consequência disso, temos aumentado o nosso trabalho. tanto que em Porto Alegre já foram realizadas este anos mais de 300 prisões em inquéritos de crimes contra vida e mais de 80% permanecem presos. Mas as causas da criminalidade começam bem antes e os casos recaem sobre a polícia. Estamos investindo em inteligência para, junto com a Brigada e a Susepe, neutralizar as lideranças que estão por trás das chacinas e de muitos dos homicídios – explicou.

Leia mais
Assassinatos crescem 34% na Capital enquanto outras cidades ficam menos violentas
Em julho, ritmo de assassinatos acelerou ainda mais em Porto Alegre
Quase 40% das vítimas de guerra de facções não tinham relação com a criminalidade

Pela Brigada Militar, o comandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel Mario Ikeda, avalia que a intensificação da guerra entre facções e a o alto índice de reincidência de apenados estão por trás do número crescentes.

– O aumento no número de latrocínios é sempre significativo, pois atinge vítimas não envolvidas com o crime. Nos casos de homicídios, normalmente, a vítima é envolvida com a criminalidade. O acirramento da guerra das facções criminosas e o fato de não haver ressocialização nos presídios provoca um aumento no número de homicídios e também no grau de violência e brutalidade – argumenta.

Agosto violento em Viamão

Na arrancada de agosto, o alerta está direcionado para Viamão. Enquanto durante todo o primeiro semestre, a média foi de um assassinato a cada três dias na cidade, agosto já registra 12 em apenas dez dias. Conforme o levantamento do Diário Gaúcho, metade dos casos têm possível motivação no tráfico de drogas ou acerto de contas.

Por outro lado, em três casos, as vítimas eram suspeitos mortos por policiais. Foi assim no final da manhã de quarta, na Avenida Paraíso, no Bairro Índio Jary, quando um sargento da reserva da Brigada Militar reagiu a tiros e matou um suspeito que roubava a sua caminhonete Ecosport.

"Tikallo" era exemplo em projeto social

O sítio que diariamente recebe 80 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, da região do Bairro Santo Onofre, para o Programa Amor, mantido pela Associação Beith Shalom, amanheceu mais triste na quarta. Quem chegava ao local, exibia um choro de perplexidade. É que Luiz Carllos, ou o Tikallo, como os amigos o chamavam, era uma das maiores alegrias do projeto. Sonhava ser jogador de futebol e, sem perceber, mudava o rumo da sua vida ali dentro.

– Era o nosso melhor menino, vinha todos os dias e já ajudava aos professores. Era um exemplo para a gurizada – conta a educadora Elizabeth Baumgart.

Reprodução / Arquivo Pessoal

Professora de reforço escolar, ela foi uma das que recebeu o Tikallo quando ele tinha apenas 11 anos.

– Ele apareceu aqui sozinho, depois que uns amigos contaram o que acontecia aqui. E desde então não saiu mais – lembra.

Neste ano, Tikallo, que era atacante dos bons, participou de um campeonato nacional de futebol do projeto. Foi premiado como o jogador mais disciplinado do torneio. Ganhou uma bola, a mesma usada na última Copa do Mundo. E não quis levar para casa, deixou para o projeto social.

Sempre que tinha culto na igreja evangélica vinculada ao programa, Luiz Carllos estava lá. Mas um amigo, que sempre o levava aos cultos, estranhou. Na terça, o menino não mandou nenhuma mensagem por celular perguntando se teria carona, e não apareceu. O culto começou às 20h. Pouco depois das 22h, na saída do culto, o amigo só encontrou a movimentação de policiais no entorno da casa do adolescente.

Veja onde aconteceram os homicídios:

Leia mais notícias do dia



MAIS SOBRE

Últimas Notícias