Lei inusitada
Vereadores de Canoas denominam cidade como referência na produção do "típico xis gaúcho"
Projeto aprovado na Câmara cria o "Dia do Xis" no município
Os vereadores de Canoas aprovaram um projeto inusitado na quinta-feira passada: a lei que cria o "Dia do Xis" e denomina a cidade como referência na produção do "típico xis gaúcho". De autoria do vereador César Augusto Ribas Moreira (PRB), o PL 15/2015 busca o reconhecimento do lanche como "uma das comidas mais tradicionais do município".
Conforme a proposta, o dia do xis deve ser realizado anualmente em 28 de maio. O projeto também prevê a realização do Festival do Xis, comemorado sempre no mês de maio, sob a organização de representantes das lanchonetes.
– Ao longo de mais de 40 anos da abertura do primeiro Xis no município, a cultura gastronômica da receita enraizou-se com muita força, graças ao expressivo número de lanchonetes especializadas que existe atualmente em Canoas e, principalmente, graças à excelente qualidade do xis feito nesses estabelecimentos – afirma Moreira.
"Não faça dietas, elas engordam", afirma nutricionista
VÍDEOS: nutricionista indica cinco merendas saudáveis
Antes da votação do projeto, o vereador promoveu um expediente sobre o tema, com as presenças de Jussara Dutra, psicóloga formada em Gastronomia e chefe de cozinha do Palácio Piratini, entre os anos de 2011 e 2014, e de Geraldo Luca, proprietário do Xis Rei. Em Canoas, existem cerca de 450 estabelecimentos comerciais registrados que comercializam esse tipo de lanche.
O projeto original sofreu alterações, e um substitutivo foi apresentado. A matéria recebeu o voto contrário dos vereadores da bancada do PT.
Leia as últimas notícias