Carnaval 2016
Os destaques do desfile em São Paulo
Escolas começaram a festa no Anhembi por volta das 23h30min
A competição carnavalesca começou nesta sexta-feira em São Paulo, com o desfile de sete escolas no sambódromo do Anhembi. Confira os destaques:
1. Um pouco antes do início do desfile, por volta das 22h50min, um transformador explodiu e causou falta de luz em um setor do Anhembi. A situação foi normalizada por volta das 23h20min. Como resultado do problema, a festa começou 32 minutos depois do previsto.
2. Pérola Negra, a primeira escola a desfilar, levou o balé à avenida, com direito a samba com sapatilha de ponta. Antes de começar, as bailarinas de um dos carros secavam-no com as mãos para não escorregarem. O tema era a Vila Madalena, bairro boêmio de São Paulo.
3. A angolana Carmem Mouro, de 38 anos, foi a primeira rainha de bateria estrangeira a desfilar no carnaval de São Paulo, pela Pérola Negra.
4. Na comissão de frente da Vila Maria, piratas saíam de baús e jogavam moedas de chocolate para o público. O desfile era em homenagem à Ilhabela, famosa cidade do litoral norte de São Paulo.
5. A Vila Maria também teve uma ala que se destacou por imitar as ondas do mar em volta do carro alegórico, um barco.
6. Com o conceito de Ave-Maria Cheia de Faces, a Águia de Ouro tratou da maternidade, com personagens que representam a figura da mãe. A comissão de frente e o abre-alas eram formados somente por mulheres.
7. A figura da Virgem Maria surgiu de um caldeirão e chamou atenção no desfile da Águia de Ouro.
8. O tema da Rosas de Ouro por si só já se destacou pela originalidade: tatuagem.
9. Nenê de Vila Matilde cantou a carreira de Cláudia Raia: Para homenagear a atriz, que teve a carreira cantada no samba-enredo "Rainha Raia nas Asas do Carnaval", seus filhos desfilaram no Anhembi. Além da história, muitas pernas!
10. No desfile da Gaviões da Fiel, a coreografia não se resumia à avenida. Na arquibancada, uma "dança" sincronizada de bandeiras da escola deram ritmo acompanhando o samba-enredo "É fantástico! Imagine, admire e sinta!".
11. Acadêmicos do Tatuapé entrou na avenida quando o sol estava clareando. A escola optou por uma homenagem inusitada: festejar uma agremiação do Rio de Janeiro, a Beija-Flor de Nilópolis, que o grupo paulista considera uma "coirmã".