O Rei no RS
Com banda afiada e repertório clássico, Roberto Carlos emociona fãs em show "intimista" na Capital
Apresentação no Auditório Araújo Vianna marcou volta do cantor a Porto Alegre após um ano
– Vai começar só com a banda. O Roberto entra, canta Emoções e conversa um pouco. Aí ele diz que o que sabe fazer, mesmo, é cantar. E começa de vez o show.
Sentada na primeira fila do Auditório Araújo Vianna na noite de quinta-feira, Dinara Xavier Fernandez sabe de cor como começa um show do Rei. Calçando uma bota ortopédica para proteger o pé quebrado no sábado passado e carregando mais de 150 apresentações de Roberto Carlos na bagagem, ela resume a principal característica dos fãs do cantor: é fiel a seu ídolo como um súdito a seu soberano. A estatística de 64 anos já havia ido, na noite anterior, ao Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, quando foi convidada a entrar no camarim para conversar rapidamente e tirar fotos com o cantor.
Leia mais
De 1966 a 2015, relembre outros shows de Roberto Carlos em Porto Alegre
Roberto Carlos deve lançar disco de inéditas ainda em 2016, diz maestro do Rei
Relembre três polêmicas recentes envolvendo Roberto Carlos
Na outra ponta da idolatria que marcou a noite de quinta, estão pessoas como a secretária Rosi Tonelli. Aos 45 anos, a moradora de Canoas assistiu pela primeira vez o Rei de perto:
– Desde que me conheço por gente, conheço Roberto Carlos. Todo especial de fim de ano é uma emoção. Agora, vai ser ao vivo.
Com certeza, Rose, Dinara e as três mil pessoas que praticamente lotaram a casa de espetáculos – a maioria acima de 50 anos, mas com bom número de jovens – se emocionaram com uma saraivada de clássicos como Além do Horizonte, Detalhes, Como Vai Você e Outra Vez. Mas, mesmo com repertório inevitável e previsível, o show da noite de quinta reservou boas surpresas em relação a outros realizados na Capital recentemente – como os da Arena do Grêmio e do Beira-Rio, por exemplo.
Apresentar-se em um ambiente menor do que um estádio de futebol revelou-se um grande acerto. Era possível ouvir todos os instrumentos da banda e a voz de Roberto com perfeição (ainda que um chiado irritante tenha incomodado em alguns momentos). Outra "surpresa" foi que, apesar do clima mais "intimista", a RC9 sentou a mão. Com uma energia inesperada e arranjos renovados puxando para a pegada soul que marcou a melhor fase musical de Roberto (e também na boa versão "reggae" de Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo, do álbum Primeira Fila, gravado ao vivo no estúdio Abbey Road e lançado no ano passado), o naipe de metais foi destaque da noite em canções como Ilegal, Imoral ou Engorda, O Calhambeque, Negro Gato e no final apoteótico de Cavalgada.
Como de costume, Roberto aproveitou o intervalo das músicas para falar de amor e fazer piadas ou gracejos que vêm sendo repetidos à exaustão há anos.
Como quando fala de suas preferências:
– As três coisas que eu mais gosto na vida são: sexo, em segundo lugar; sexo com amor, em primeiro lugar; e, em terceiro, sorvete. Essa sequência...
Ou ao fazer o tipo cafajeste-feminista:
– A coisa não é como a gente quer (referindo-se aos homens). A coisa é como ELAS querem.
Ou no já clássico elogio à beleza da mulher gaúcha:
– Aqui é "AeroPorto Alegre". O que tem de avião.
Mas o Rei até improvisou ao parabenizar a Capital pelo recente aniversário de 244 anos, brincando com a própria idade:
– 244 anos? Cara, é um pouquinho mais do que eu.
E nenhum fã parece dar bola para o roteiro conhecido de cor. Dinara, a personagem do início dessa reportagem, que sabia exatamente como começaria o show, explicou a sintonia catártica entre o Rei e seus súditos, que acabaram a noite cantando Como É Grande o Meu Amor Por Você e Jesus Cristo junto ao palco.
– Não é sempre igual. Cada um é diferente. Ele muda, a gente muda. É uma energia maravilhosa. Nunca vai existir outro cantor que nem Roberto – contou ela, que voltaria para casa (de novo) carregando rosas beijadas pelo ídolo.
É provável que a apresentação do próximo sábado no Araújo seja muito parecida com a de quinta. E Dinara estará sentada na primeira fila, assim como muitos dos fãs que estavam lá e que já viram dezenas de shows de Roberto Carlos.
Não adianta nem tentar entender.
Veja o setlist do Rei na apresentação desta quinta-feira em Porto Alegre
Emoções
Como Vai Você
Além do Horizonte
Ilegal, Imoral ou Engorda
Detalhes
Desabafo
Outra Vez
Lady Laura
Nossa Senhora
O Calhambeque
Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo
Mulher Pequena
Negro Gato
Canzone Per Te
Proposta
Cavalgada
Se Você Pensa
Esse Cara Sou Eu
Como É Grande o Meu Amor Por Você
Jesus Cristo
Próximo show
Sábado, às 21h.
Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre.
Ingressos: R$ 580 (plateia alta central) e R$ 790 (plateia baixa lateral e plateia baixa central).
Pontos de venda
Sem taxa de conveniência
Bilheteria do Teatro do Bourbon Country: Av. Túlio de Rose, nº 80 / 2º andar (de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo e feriado, das 14h às 20h)
No local: somente na data da apresentação, a partir das 14h.
Sujeito a taxa de conveniência
Rua Coberta, Câmpus II, Universidade Feevale: em Novo Hamburgo (de segunda a sexta, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 14h). Mais informações pelo telefone 3271-1208.
Bourbon Shopping Novo Hamburgo: Av. Nações Unidas, 2001 – 2º Piso / Centro de Novo Hamburgo (de segunda a sábado, das 13h às 21h).
Agência Brocker Turismo: Av. das Hortênsias, 1845 – Gramado (de segunda a sábado, das 9h às 18h30min, e feriados das 10h às 15h)
Pelo site www.ingressorapido.com.br
Pelo telefone 4003-1212 (de segunda a sábado, das 9h às 21h, e domingos, das 12h às 18h)
Desconto: 10% de desconto para clientes Oi. Válido na compra de um ingresso, apenas para titular da conta, mediante apresentação do CPF do titular e última fatura paga de qualquer um dos serviços – Oi Fixo, Oi Tv, Oi Conta Total, Oi Velox, Oi Velox 3G ou Oi Móvel, adquirido somente na bilheteria do Teatro do Bourbon Country (limitado a 1000 ingressos).
Meia-entrada
Idosos (com idade igual ou superior a 60 anos): mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto;
Estudantes: mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) nacionalmente padronizada, em modelo único, emitida pela ANPG, UNE, UBES, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos;
Pessoas com deficiência e acompanhantes: mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013;
Jovens pertencentes a famílias de baixa renda (com idades entre 15 e 29 anos): mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto;
Jovens com até 15 anos: mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto;
Aposentados ou pensionistas do INSS (que recebem até três salários mínimos): mediante apresentação de documento fornecido pela Federação dos Aposentados e Pensionistas do RS ou outras Associações de Classe devidamente registradas ou filiadas. Válido somente para espetáculos no Teatro do Bourbon Country e Auditório Araújo Vianna;
Doadores regulares de sangue: mediante apresentação de documento oficial válido, expedido pelos hemocentros e bancos de sangue. São considerados doadores regulares a mulher que se submete à coleta pelo menos duas vezes ao ano, e o homem que se submete à coleta três vezes ao ano.