O passado à frente
Em "Despedida de Palhaços", o grupo Falos & Stercus retorna ao humor e ao teatro de rua
Espetáculo será apresentado em diferentes bairros de Porto Alegre


Depois de 21 anos colocando o dedo nas feridas da sociedade, o Falos & Stercus volta o olhar para si mesmo no espetáculo de teatro de rua que estreia domingo, às 11h, no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre.
Gestado em um momento de crise, Despedida de Palhaços busca no humor dos primeiros tempos do grupo, no início da década de 1990, um motivo para recomeçar.
Ninguém dirá que o Falos - como são carinhosamente chamados - tem medo de crise. Muito pelo contrário: diga-se que essa tem sido a matéria-prima de trabalhos como Hybris, que estreou no final de 2010 e ganhou, no ano seguinte, o Prêmio Braskem Em Cena de melhor espetáculo pelo júri popular. Despedida de Palhaços é a primeira peça depois da saída de Alexandre Vargas, um dos fundadores, e de Luciana Paz, uma das integrantes mais antigas.
Com direção de Marcelo Restori, a nova produção capta o momento em que os palhaços PiróCa (interpretado por Fábio Cunha) e Karvalho (Fábio Rangel) realizam sua última apresentação antes de partir para o Exterior em busca do reconhecimento mundial. Entre promessas e frustrações, eles redescobrem o poder da arte no momento em que encontram um garoto órfão (Fredericco Restori, filho de Marcelo) que deseja se juntar à dupla.
Não deixa de ser surpreendente essa mensagem de esperança em um espetáculo de um grupo que já foi adepto do deboche (Farsa Trágica, 1995), do sarcasmo (Clã Destino, 1998) e, desde então, de uma austeridade - digamos - existencial, que mira a hipocrisia e as perversidades da sociedade. Mas tampouco é suficiente para o Falos se debruçar apenas sobre o passado.
- Sempre buscamos sair da comodidade em relação ao trabalho imediatamente anterior. Desta vez, tínhamos vontade de voltar a ter um contato direto com o público na rua - justifica Fábio Rangel. - Tentamos resgatar muito da história do grupo, mas também botamos o dedo nas nossas feridas.
É também uma volta ao teatro de rua. A ação se passa em uma espécie de triciclo gigante, criado pelo artista Luiz Marasca, vencedor do Prêmio Açorianos de Teatro 2010 de melhor cenografia por Hybris. O engenhoso cenário móvel de Despedida de Palhaços traz um sistema de som embutido, de onde se ouve a trilha sonora de Fabrício Licks.
- Quem conhece o grupo desde o meio da década de 1990 pode estranhar, mas quem acompanha desde o início vai reconhecer elementos dos primeiros trabalhos - afirma Marcelo Restori. - Enquanto Farsa Trágica, por exemplo, era um tapa na cara do público, o novo espetáculo termina mais poético.
Ressignificar o passado para seguir em frente. Depois de cogitar "seriamente" encerrar as atividades, segundo Restori, o Falos & Stercus coloca um nariz de palhaço no destino. Até que uma nova crise sirva de fagulha para a próxima peça.
Confira as sessões da temporada de estreia:
22 de julho (domingo)
> 11h - Brique da Redenção (próximo do Monumento ao Expedicionário), bairro Bom Fim
28 de julho (sábado)
> 11h - Residencial Nova Chocolatão (Avenida Protásio Alves, 9.099), bairro Morro Santana
> 16h - Parque Marechal Mascarenhas de Moraes (Avenida José Aloísio Filho), bairro Humaitá
29 de julho (domingo)
> 11h - Usina do Gasômetro (Avenida João Goulart, 551)
> 16h - Calçadão de Ipanema (Avenida Guaíba, esquina com Avenida Jardim)
4 de agosto (sábado)
> 11h - Gramado do Hospital Psiquiátrico São Pedro (Avenida Bento Gonçalves, 2.460), bairro Partenon
> 16h - Associação dos Catadores de Materiais de Porto Alegre (Rua Nossa Senhora Aparecida, 25), bairro Arquipélago
5 de agosto (domingo)
> 11h - Bairro Belém Velho (local a definir)
> 16h - Centro de Referência de Assistência Social Ampliado (Rua Nilo Wulff, s/nº), bairro Restinga
10 de agosto (sexta-feira)
> 17h - Esquina Democrática (Avenida Borges de Medeiros com Rua dos Andradas), Centro Histórico
12 de agosto (domingo)
> 11h - Parque Germânia, bairro Jardim Europa
> 16h - Parque Marinha do Brasil (Avenida Borges de Medeiros), bairro Praia de Belas