a+



O rei é pop

Depois de 10 anos sem novidades, Roberto Carlos ganha o topo de paradas populares

Músico também deve ter uma dezena de seus clássicos remixados por grandes DJs

15/01/2013 - 09h33min

Atualizada em: 15/01/2013 - 09h33min


Gustavo Brigatti
Gustavo Brigatti
Enviar E-mail
Roberto Carlos deve ter seus sucessos remixados por DJs neste ano

O rei é pop. De novo. Depois de mais de 10 anos dedicando-se somente a revisitar a própria obra, Roberto Carlos escanteou pagodeiros e sertanejos do topo das paradas de sucesso e agora prepara-se para invadir as pistas de dança, com uma dezena de seus clássicos remixados por grandes nomes das picapes. É o rei exigindo de volta sua majestade como há muito não fazia.

Mesmo figurando entre os artistas que mais arrecadam direitos autorais no país, Roberto Carlos não lançava nenhuma música inédita desde 2003. Abalado pela morte da mulher, Maria Rita, em 1999, o músico não compôs mais nada e dedicou-se a reler sua carreira. Nos últimos 10 anos, protagonizou uma série de projetos ao vivo, duetos e tributos, além de supervisionar o lançamento de sua discografia em formato digital para a inauguração da filial brasileira do iTunes.

O retorno do rei começou no final de 2012, quando Roberto Carlos emplacou a balada Esse Cara Sou Eu. Feita sob encomenda para a novela Salve Jorge, a faixa permaneceu durante semanas entre as mais pedidas das principais rádios populares do país, já ultrapassou a marca de 1,5 milhão de cópias vendidas e ganhou dezenas de paródias na internet - este, talvez o maior termômetro de sucesso da cultura pop atualmente.

Agora, outra faixa inédita do EP que contém Esse Cara Sou Eu começa a ganhar as rádios: o funk Furdúncio, que também está em Salve Jorge.

- Uma das leis que pode ser comprovada dentro da história da música popular é que a gente sempre pode esperar uma grande canção de um grande compositor. E foi o que aconteceu com o Roberto Carlos. Quando ele quer, não tem pra ninguém - opina o jornalista e crítico musical Zuza Homem de Mello.

Comunicador da Rádio Farroupilha, João Carlos Albani aponta que RC não fazia tanto sucesso no rádio com uma canção inédita desde Amor Sem Limites, de 2000. E que Esse Cara Sou Eu foi tão bem aceita que tirou do pódio artistas antes intocáveis, como Luan Santana e Jeito Moleque.

- Por ser pedido por ouvintes de todas as idades, Roberto Carlos acaba incomodando quem já estava estabelecido. E espero que ele não pare por aí - reitera Albani.

Um disco de músicas inéditas, no entanto, ainda parece uma ideia distante. Mas o projeto de remixagens de seus sucessos está perto de virar realidade. Programado para este semestre, Reimixed trará canções de Roberto Carlos remexidas por DJs renomados como Marky, Memê e Marlboro. Entre as faixas, estarão clássicos como Além do Horizonte, Todos Estão Surdos e Café da Manhã.

- Acredito que este projeto consolida a relação dele com o público jovem. Quando toquei o remix de O Portão na boate do (cruzeiro) Emoções em Alto Mar, no ano passado, me surpreendi com a quantidade de jovens na pista - relata o DJ e produtor Felipe Venancio, responsável pelo Reimixed.

Apesar de ainda não ter divulgado oficialmente as datas de sua próxima turnê, Roberto Carlos já adiantou que passará pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. E não será apenas nas Capitais: o rei e sua comitiva viajarão, em seu avião particular, por uma dezena de cidades do interior.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias