OLHO NO GOLPE
Aprenda a identificar falsas promoções nas redes sociais
Pesquisa da CDL POA e do Sindilojas da Capital indica que quase 30% dos consumidores pretendem comprar presentes de Natal pela internet, e Procon alerta para possíveis armadilhas
O Natal promete movimentar cerca de R$ 405 milhões neste ano em Porto Alegre, de acordo com levantamento da CDL POA e do Sindilojas da Capital. E 29,8% das pessoas que pretendem gastar essa bolada deverão buscar o presente na internet. A praticidade e as promoções estimulam as compras online, mas uma armadilha pode transformar a aquisição em dor de cabeça e prejuízo: anúncios falsos em redes sociais como Facebook e Instagram.
O assunto é tão sério que, ainda em novembro, mereceu atenção especial do Procon Porto Alegre. O órgão municipal notificou o Facebook do Brasil para que retirasse da rede social publicidade enganosa e páginas fraudulentas referentes a Black Friday. O Procon constatou fraude em páginas que se passavam como de grandes lojas oferecendo promoções. Na verdade, ao entrar no link, o consumidor era direcionado a um site fraudulento.
Para as compras natalinas, o alerta do Procon permanece com força máxima. Os anúncios falsos levam os internautas a páginas piratas, muitas vezes, imitando as de grandes redes. Lá, o cliente paga e imagina ter garantido o produto. A verdade é que fica sem o dinheiro e sem o presente desejado, que não é entregue.
- A gente está se preocupando bastante com as vendas nas redes sociais. Porque estão acontecendo muitas casos assim, de anúncios duvidosos. A gente sabe que todo mundo usa, tem muita publicidade nelas, e não está regulamentado esse comércio de forma muito adequada - diz a diretora-executiva do Procon Porto Alegre, Sophia Martini Vial.
Segundo ela, o ideal é o consumidor acessar diretamente o site da empresa escolhida para as compras. E sempre desconfiar de sites que apresentam produtos a preços muito abaixo dos praticados no mercado.
Procurado pela reportagem, o Facebook do Brasil informou que os padrões de comunidade proíbem o uso da rede social para facilitar ou organizar atividades que causem danos financeiros a pessoas ou negócios. A empresa garante que age rapidamente quando um conteúdo é denunciado pela comunidade por violar essas políticas. O Instagram preferiu não se manifestar sobre o assunto.
DEFENDA-SE DOS ANÚNCIOS FALSOS NAS REDES
Comece a desconfiar se:
- O preço for muito abaixo do mercado. Um desconto de 50% ou mais merece mais atenção. Por isso, é importante o consumidor conhecer os preços do produto que deseja.
- Ao clicar no anúncio, o internauta é redirecionado a um outro endereço. Para confirmar, em outra janela do navegador, faça busca e abra o site oficial da loja para fazer a transação.
- Pagamento somente por boleto ou depósito bancário. Isso é uma tendência desse tipo de golpe porque compras com cartão podem ser suspensas junto à operadora.
- Comentários de outros internautas. Os anúncios mais suspeitos têm, nos comentários, uma série de alertas para fraude. Nesses casos, melhor não arriscar.
- Pessoas que sugerem transferir a conversa para um local fora da rede social (como um e-mail diferente).
O caminho mais seguro:
- Para o Procon Porto Alegre, a opção mais segura é o acesso direto ao site da empresa.
- Optar, sempre que possível, por lojas online conhecidas e com credibilidade. Confira no site os comentários de consumidores que já realizaram compras.
- No caso de grandes companhias no Facebook, procure o selo de verificação azul. Páginas de grandes empresas normalmente são verificadas e contam com um selo azul depois do nome, embaixo da foto de perfil, no canto superior esquerdo da tela.
- Para pequenos ou médios negócios no Facebook, vale conferir, além dos comentários, a data de criação da página.
- Confira se a empresa está na lista de sites que devem ser evitados, com reclamações de consumidores registradas no Procon-SP. O Procon Porto Alegre oferece acesso direto e atualizado a essa lista. São portais que foram notificados, não responderam ou não foram encontrados.
Confirmou anúncio falso ou foi lesado?
- O consumidor tem o dever de alertar outros consumidores.
- Denuncie a página na rede social em que ela foi encontrada.
- Leve o caso ao Procon mais próximo. Em Porto Alegre, o atendimento ao público é na Rua dos Andradas, 686, das 9h às 17h, ou no site do Procon. Informações podem ser obtidas no telefone (51) 3289-1774.
- Também se pode fazer contato com o Procon Porto Alegre pelo Facebook ou Twitter.
Para denunciar no Facebook:
- Clique no canto superior direito da postagem.
- Clique em Denunciar publicação ou Denunciar foto.
- Selecione a opção que melhor descreva o problema e siga as instruções na tela.
Para denunciar perfil ou página:
- Vá para o Perfil ou a Página que deseja denunciar.
- No canto inferior direito da foto da capa, clique e selecione Denunciar.
- Siga as instruções na tela.
- Mais informações sobre como denunciar conteúdos no próprio Facebook
Fontes: Procon Porto Alegre e Facebook do Brasil