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OLHO NO GOLPE

Aprenda a identificar falsas promoções nas redes sociais

Pesquisa da CDL POA e do Sindilojas da Capital indica que quase 30% dos consumidores pretendem comprar presentes de Natal pela internet, e Procon alerta para possíveis armadilhas

06/12/2017 - 17h06min

Atualizada em: 06/12/2017 - 17h22min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
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O Natal promete movimentar cerca de R$ 405 milhões neste ano em Porto Alegre, de acordo com levantamento da CDL POA e do Sindilojas da Capital. E 29,8% das pessoas que pretendem gastar essa bolada deverão buscar o presente na internet. A praticidade e as promoções estimulam as compras online, mas uma armadilha pode transformar a aquisição em dor de cabeça e prejuízo: anúncios falsos em redes sociais como Facebook e Instagram.

O assunto é tão sério que, ainda em novembro, mereceu atenção especial do Procon Porto Alegre. O órgão municipal notificou o Facebook do Brasil para que retirasse da rede social publicidade enganosa e páginas fraudulentas referentes a Black Friday. O Procon constatou fraude em páginas que se passavam como de grandes lojas oferecendo promoções. Na verdade, ao entrar no link, o consumidor era direcionado a um site fraudulento. 

Para as compras natalinas, o alerta do Procon permanece com força máxima. Os anúncios falsos levam os internautas a páginas piratas, muitas vezes, imitando as de grandes redes. Lá, o cliente paga e imagina ter garantido o produto. A verdade é que fica sem o dinheiro e sem o presente desejado, que não é entregue.

- A gente está se preocupando bastante com as vendas nas redes sociais. Porque estão acontecendo muitas casos assim, de anúncios duvidosos. A gente sabe que todo mundo usa, tem muita publicidade nelas, e não está regulamentado esse comércio de forma muito adequada - diz a diretora-executiva do Procon Porto Alegre, Sophia Martini Vial.

Segundo ela, o ideal é o consumidor acessar diretamente o site da empresa escolhida para as compras. E sempre desconfiar de sites que apresentam produtos a preços muito abaixo dos praticados no mercado. 

Procurado pela reportagem, o Facebook do Brasil informou que os padrões de comunidade proíbem o uso da rede social para facilitar ou organizar atividades que causem danos financeiros a pessoas ou negócios. A empresa garante que age rapidamente quando um conteúdo é denunciado pela comunidade por violar essas políticas. O Instagram preferiu não se manifestar sobre o assunto.

DEFENDA-SE DOS ANÚNCIOS FALSOS NAS REDES

Comece a desconfiar se:

- O preço for muito abaixo do mercado. Um desconto de 50% ou mais merece mais atenção. Por isso, é importante o consumidor conhecer os preços do produto que deseja.

- Ao clicar no anúncio, o internauta é redirecionado a um outro endereço. Para confirmar, em outra janela do navegador, faça busca e abra o site oficial da loja para fazer a transação.

- Pagamento somente por boleto ou depósito bancário. Isso é uma tendência desse tipo de golpe porque compras com cartão podem ser suspensas junto à operadora.

- Comentários de outros internautas. Os anúncios mais suspeitos têm, nos comentários, uma série de alertas para fraude. Nesses casos, melhor não arriscar.

- Pessoas que sugerem transferir a conversa para um local fora da rede social (como um e-mail diferente).

O caminho mais seguro:

- Para o Procon Porto Alegre, a opção mais segura é o acesso direto ao site da empresa.

- Optar, sempre que possível, por lojas online conhecidas e com credibilidade. Confira no site os comentários de consumidores que já realizaram compras.

- No caso de grandes companhias no Facebook, procure o selo de verificação azul. Páginas de grandes empresas normalmente são verificadas e contam com um selo azul depois do nome, embaixo da foto de perfil, no canto superior esquerdo da tela.

- Para pequenos ou médios negócios no Facebook, vale conferir, além dos comentários, a data de criação da página.

- Confira se a empresa está na lista de sites que devem ser evitados, com reclamações de consumidores registradas no Procon-SP. O Procon Porto Alegre oferece acesso direto e atualizado a essa lista. São portais que foram notificados, não responderam ou não foram encontrados.

Confirmou anúncio falso ou foi lesado?

- O consumidor tem o dever de alertar outros consumidores. 

- Denuncie a página na rede social em que ela foi encontrada.

- Leve o caso ao Procon mais próximo. Em Porto Alegre, o atendimento ao público é na Rua dos Andradas, 686, das 9h às 17h, ou no site do Procon. Informações podem ser obtidas no telefone (51) 3289-1774. 

- Também se pode fazer contato com o Procon Porto Alegre pelo Facebook ou Twitter.

Para denunciar no Facebook:

- Clique no canto superior direito da postagem.

- Clique em Denunciar publicação ou Denunciar foto.

- Selecione a opção que melhor descreva o problema e siga as instruções na tela.

Para denunciar perfil ou página: 

- Vá para o Perfil ou a Página que deseja denunciar.

- No canto inferior direito da foto da capa, clique e selecione Denunciar.

- Siga as instruções na tela.

- Mais informações sobre como denunciar conteúdos no próprio Facebook

Fontes: Procon Porto Alegre e Facebook do Brasil 


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