Tempo livre
Como evitar gastos exagerados durante as férias
Economista dá dicas para manter as contas em ordem no período de descanso
Com a chegada do verão, é impossível não pensar em férias, mas, também, é preciso planejar tudo o quanto antes para evitar gastos exagerados e desnecessários que podem prejudicar o orçamento da família. O economista da CDL Porto Alegre, Victor Sant'Ana, explica como manter em ordem as contas da família no período de descanso.
Como reduzir o valor da conta sem abrir mão de conhecer destinos interessantes?
É importante pesquisar os principais destinos para os quais se pretende viajar. E sempre comparar os preços e as alternativas. Uma dica é ficar atento a ofertas e cupons promocionais. Existem muitos sites e aplicativos que podem apresentar inúmeras opções, de acordo com o perfil procurado, e ainda avisam quando surgem novas oportunidades de hospedagem no local almejado.
Quais são os principais erros que comete quem não planeja a viagem?
Às vezes, na empolgação de conhecer um novo destino, o consumidor esquece as distâncias que deverá percorrer e, na tentativa de economizar, hospeda-se em locais muito distantes do aeroporto, das praias ou dos lugares que quer conhecer. Mas, no fim, acabará gastando mais. Assim, é importante que isso também esteja no planejamento.
E na alimentação, é possível economizar?
Se for possível e se o viajante estiver disposto, vale a pena hospedar-se em hotéis ou pousadas que tenham cozinha e geladeira disponíveis. Dessa forma, os gastos com alimentação poderão diminuir bastante e se poderá economizar o suficiente para almoçar ou jantar em algum lugar mais marcante, que seja um diferencial da cidade. Outra dica é levar lanches e água enquanto estiverem passeando ou na beira da praia.