Fique atento
Cinco passos para comprar um carro usado sem dor de cabeça
A escolha da cor pode ajudar na hora da revenda, e documentos do veículos devem ser verificados junto ao Detran
Desde 2016, 10,3 milhões de carros, motos, caminhões e ônibus usados foram negociados no país. Mas, antes de partir para o veículo usado, é preciso estar preparado para agarrar uma boa oferta e não adquirir um problema de quatro rodas. Para isso, o portal InstaCarro preparou um guia de cuidados. Confira cinco passos a serem seguidos para um bom negócio:
1) O modelo perfeito
Hoje, é você quem compra mas, em algum tempo, pode querer passá-lo para frente. Por isso, escolha modelos que sejam fabricados há anos pela mesma marca, o que garante que não haja desvalorização rápida. Outro ponto a cuidar é a cor: prefira os pretos, cinzas e pratas.
2) Investigue ao máximo
Peça os documentos do veículo, verifique, no site do Detran-RS, se não há irregularidades, como multas, dívidas, sinistros e impostos atrasados, por exemplo. É possível identificar, ainda, por quantos proprietários a mercadoria passou antes de chegar até você.
3) Observe bem
Acidentes, enchentes e outras adversidades que o material possa ter sofrido deixam marcas. Combine de olhar o carro durante o dia e sem chuva, para uma melhor avaliação da lataria, pintura, motor e parte interior.
4) Teste sempre antes
Faça o famoso test-drive, mas não basta dar voltinha na quadra. É possível descobrir falhas na suspensão, em uma estrada com terra ou asfalto com buracos, por exemplo. Ligue e confira tudo o que estiver conectado ao veículo, desde o rádio até o ar-condicionado.
5) Chame reforços
Leve um mecânico de confiança para avaliar o carro com você. Um velho amigo também vale, na falta de um profissional. Ter essa segunda opinião é essencial para uma avaliação imparcial. Essa pessoa fará o raio X completo e conseguirá enxergar elementos que, talvez, passem despercebidos pelos seus olhos.