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Olho no bolso

Campanha alerta consumidores para as armadilhas das compras por impulso

Pagar pouco por produtos sem qualidade ou achar que precisa adquirir sempre o que é top de linha estão entre as ações citadas em iniciativa

17/05/2018 - 11h15min


Agência Brasil
Agência Brasil
Campanha sugere consumidor a fugir do "barato que sai caro"

Comprar um vestido pela metade do preço ou um carro zero quilômetro sem precisar dar uma entrada. Essas ofertas tentadoras muitas vezes podem ser o gatilho para o consumo desenfreado. E o combate ao consumo excessivo é o foco da campanha de educação financeira No meu dinheiro mando eu, da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).

— As (armadilhas) mais comuns são as grandes promoções com zero de entrada, pague 2 e leve 3, cartão de crédito com o limite turbinado, 50% OFF, 10 vezes sem juros, planos anuais e a Black Friday — afirma o integrante da Comissão Técnica de Estratégia e Criação de Valor da Abrapp, Cristiano Verardo.

A campanha dá dicas ao consumidor para não se deixar levar pelo impulso da compra. Em relação aos planos de academias de ginástica, por exemplo, a recomendação é que o consumidor avalie quais as vantagens e desvantagens de contratar um plano anual, semestral ou mensal e analisar a economia real ao contratar o serviço.

Verardo alerta que o consumidor precisa refletir, antes de comprar, se realmente necessita daquele produto ou serviço.

— Os consumidores também não avaliam os custos envolvidos em uma compra, como por exemplo, o seguro e o IPVA do carro novo, ração, consultas, brinquedos e remédios de um novo cachorrinho, ou alimentação, hospedagem e passeios ao comprar uma passagem de avião em uma oferta relâmpago — detalha.

Outros exemplos citados são “achar que é necessário ter os produtos tops de linha”, “não apurar os juros ou taxas cobradas em transações comerciais” ou ainda adquirir itens “baratinhos” sem avaliar a qualidade da mercadoria.

Segundo a Abrapp, a ideia da campanha não é colocar em dúvida os benefícios das ofertas e promoções, mas chamar a atenção para a responsabilidade do consumidor sobre a tomada de decisão. 

— Não somos contra o consumo. Dinheiro é feito para gastar, mas, antes, é preciso fazer sobrar e, depois, consumir de forma consciente na hora e no momento certo. Entendemos que a educação financeira é uma base importante para a aposentadoria. O jovem que administra com sabedoria as suas finanças e faz uma poupança previdenciária chegará à maturidade com a segurança de uma fonte de renda confiável — defende o presidente da Abrapp, Luis Ricardo Martins.

A campanha é uma das ações da 5ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Enef), organizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), que vai até o domingo (20) com atividades abertas ao público em todo o país. O objetivo é disseminar a educação financeira e previdenciária no país.

A programação contempla ações gratuitas presenciais ou a distância e pode ser conferida no site da semana. 


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