Nova chance
2ª Feira de Adoção Responsável de Cães e Gatos na Redenção encontra lar para 88 animais
Evento junto ao Monumento ao Expedicionário, no principal parque de Porto Alegre, buscava encontrar tutores para 200 bichos que estavam em abrigos temporários
Realizada pelo governo do Rio Grande do Sul em parceria com diversas instituições, a 2ª Feira de Adoção Responsável de Cães e Gatos ocupou o Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, em Porto Alegre neste sábado e domingo.
Estavam disponíveis 200 cães e gatos, que foram resgatados durante a enchente. Nesta edição, menos da metade foi adotada: 88 animais encontraram um novo lar. Os não-adotados retornaram para abrigos em Canoas.
— São animais que estavam em abrigos e agora encontraram um novo lar. Para a gente é muito gratificante, ficamos felizes com as adoções que tivemos hoje. Vamos buscar adoções para esses outros animais que continuam nos abrigos — diz Amanda Munari, coordenadora-geral do Gabinete de Coordenação Estadual de Resposta à Fauna.
Originalmente, a segunda edição da feira estava marcada para os dias 13 e 14, mas foi adiada devido às condições climáticas.
Na primeira edição, realizada em junho, 202 animais foram adotados. A feira é uma iniciativa do governo estadual, através da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em parceria com o Comando Militar do Sul, o Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), Arcanimal e a prefeitura de Canoas.
Os animais disponíveis para adoção vêm de abrigos provisórios e passaram por uma triagem veterinária, o que incluiu vacinação, castração, diagnóstico de zoonoses e inserção de microchips de identificação.
Para quem estiver interessado em adotar algum dos animais que ainda não foram resgatados, basta consultar as plataformas disponibilizadas pelo governo.