Notícias



Prepare o coração!

Campeã do Carnaval de Porto Alegre será conhecida hoje

A tarde desta terça-feira, a partir das 16h, promete ser de muita emoção para os amantes do Carnaval

12/02/2013 - 07h05min

Atualizada em: 12/02/2013 - 07h05min


Com a disputa equilibrada entre três grandes escolas, Imperadores do Samba, Estado Maior da Restinga e Império da Zona Norte, a decisão da grande campeã deve ser no detalhe.

Haja coração para acompanhar a disputa ponto a ponto. Abaixo, a equipe carnavalesca do DG preparou uma análise minuciosa, quesito por quesito.

Os quesitos avaliados pelos jurados

- Enredo: é a história ou temática que a escola vem contar durante o desfile. É como uma peça teatral ao ar livre.

- O enredo da Império era bastante amplo, com muitos aspectos para abordar. Já a Restinga optou por focar na superação em três áreas: esporte, música e comunidade. Imperadores também tinha um tema abrangente, mas contou bem o seu enredo, assim como as outras duas escolas.

- Bateria: sustenta a marcação, regulamentando a cadência em consonância com o canto do samba e a evolução.

- Foram um show nas três escolas. Mestre Guto (Restinga) e Mestre Jr. Aruanda (Império) apostaram em várias paradinhas e coreografias. Mestre Brinco (Imperadores) foi mais tradicional, mas também arrasou.

- Evolução: escola de samba só anda em frente, por isso o quesito chama-se evolução. A escola evolui, ou seja, faz o caminhar cadenciado pelo andamento do samba.

- Imperadores e Restinga passaram sem problemas nesse aspecto. O quesito, porém, pode desfavorecer o Império, que na reta final deu uma pequena acelerada para fechar o desfile dentro do tempo regulamentar.

- Fantasia: é o figurino dos atores. É ela quem vai dar sentido de época ou momento do enredo.

- As três candidatas ao título trouxeram fantasias luxuosas e bem acabadas. Na Imperadores, fica a dúvida sobre uma ala, que estava sem maquiagem e adereços de cabeça, e sobre a pintura corporal da Madrinha de Bateria, Raquel Nunes, que não estava com o corpo pintado conforme a sinopse.

- Harmonia: é o entrosamento perfeito entre o ritmo (bateria) e a melodia (canto). Considera-se deslize grave o chamado atravessamento do samba (quando uma parte dos componentes canta uma parte da letra e outra parcela, outra parte da letra).

- Nenhuma das favoritas apresentou dificuldades nesse quesito, os integrantes cantaram o samba.

- Samba-enredo: o samba-enredo deve ser julgado como uma peça de expressão de linguagem popular. Porém, não são admitidos, nas letras, erros gramaticais, por exemplo.

- Apesar dos refrões empolgantes, Restinga e Imperadores trouxeram algumas expressões mais elaboradas na letra. Império tinha um samba-enredo mais acessível.

- Mestre-sala e porta-bandeira: são os únicos que não dançam samba. Eles desenvolvem uma dança chamada Minueto, que era a dança da corte europeia no passado. A bandeira é o patrimônio maior da escola. Cabe ao casal a honra de conduzi-la.

- O bailado dos primeiros casais das três agremiações foi belíssimo e deve ser bem pontuado pelos jurados.

- Alegorias e adereços: o cenário do enredo são as alegorias. Fazem parte delas as formas, figuras e complementos em fantasias e através de destaques em carros. São os elementos plásticos ilustrativos do enredo.

- As alegorias de Restinga, Imperadores e Império vieram grandiosas e muitas trouxeram coreografias. Todos os carros estavam muito bem acabados.

Acompanhe a divulgação das notas de cada escola minuto a minuto em www.diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias