Notícias



Faltou empolgação

Com homenagem às vítimas da boate Kiss, União da Vila do IAPI faz desfile com problemas de evolução

Fantasias pobres e ritmo arrastado prejudicaram a primeira escola da noite

09/02/2013 - 00h50min

Atualizada em: 09/02/2013 - 00h50min








Carro abre-alas representou a caravela portuguesa

A União da Vila do IAPI abriu a primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval de Porto Alegre pontualmente às 23h45min da sexta-feira. Mesmo com chuva, o público no Porto Seco celebrou o início da folia na Capital com sombrinhas e capas como adereços nas arquibancadas.


Foto: Adriana Franciosi

Com 17 alas, cinco alegorias e 1.200 componentes, a agremiação tomou conta da passarela trazendo os navegadores portugueses, africanos e escravos rumo ao novo continente na caravela portuguesa, representada pelo abre-alas nas cores azul, vermelho e branco. No entanto, faltou empolgação para a IAPI, que estava sem brilho na avenida.

Ao contrário do que se esperava, o enredo rústico de Cabo Verde não esteve representado no desfile. Além da cadência arrastada, os tons vivos das fantasias muito simples, algumas até sem adereços de cabeça, não fecharam com o tema proposto pela escola.

A segunda porta-bandeira, Janaína, caiu ao ser apressada para cobrir um buraco após a entrada da bateria no recuo, que foi tapado por uma bandeira da escola, deixando os músicos longe do olhar do público. Ao voltarem, estavam com outra fantasia. A falha não interfere na nota do quesito mestre-sala e porta-bandeira, mas pode prejudicar em evolução, que também ficará comprometido por conta dos espaços entre as alas ao longo da passagem da IAPI.

Confira um trecho da passagem da bateria da escola pelo Porto Seco:


A tradicional locomotiva da agremiação foi apresentada no quarto carro. No quinto, um telão exibiu imagens de pessoas importantes tanto para a Vila quanto para Cabo Verde, e uma mensagem lembrando a tragédia ocorrida há duas semanas na boate Kiss: "Santa Maria, estamos com vocês".

A União da Vila do IAPI recebeu a nota 8,5 dos internautas do Diário Gaúcho.


Planilha de apuração
Está a fim de arriscar um pitaco para os desfiles de Porto Alegre ou do Rio de Janeiro? Então use a ferramenta abaixo para dar suas notas para cada escola, quesito por quesito, e comparar a avaliação com a dos seus amigos - e a dos jurados, claro.

Clique e faça a sua avaliação


MAIS SOBRE

Últimas Notícias