Carnaval
Fora da elite, dentro da folia
Agremiações dos grupos Intermediário A e de Acesso, assim como as Tribos, enfrentam desafios para desfilar no Porto Seco
Longe dos holofotes e do aporte de recursos financeiros das escolas do Grupo Especial, as agremiações que integram os grupos Intermediário A e de Acesso, bem como as Tribos, enfrentam grandes desafios para apresentar o seu espetáculo na avenida. Apesar de não figurar na elite do Porto Seco, o pessoal dos barracões garante ânimo para a folia.
As dificuldades superadas - que vão da necessidade de "reciclar" carros de outros anos até a falta de materiais simples, como grampos e cola - são provas de criatividade e amor ao Carnaval de escolas que vêm da Região Metropolitana e Vale do Sinos.
O resultado desse empenho vai cruzar a passarela do samba nas noites de domingo e de segunda-feira no Sambódromo da Capital. Hoje, o Diário Gaúcho antecipa para você o que as escolas estão preparando.
Grupo Intermediário A - Domingo
22h - Depois da apresentação da escola convidada Fidalgos e Aristocratas, tem início o desfile com a tribo Os Guaianazes, que trará o enredo O Grande Tratado da Nação Xinguana.
23h10min - A Acadêmicos de Niterói conta a história do fogo na humanidade, com o enredo A Niterói é Chama que Não se Apaga. O desfile da agremiação de Canoas abrange desde a descoberta do fogo até a sua utilização na religião e no desenvolvimento da sociedade. Serão três alegorias, um quadripé e cerca de 1,1 mil componentes.
- A Niterói vem com figurinos muito coloridos. É uma escola muito tradicional, forte de comunidade - elogia o carnavalesco Reynaldo Oliver, apesar de admitir a correria para montar o Carnaval.
0h20min - É a vez da Império do Sol, de São Leopoldo, apresentar o seu enredo: Xaxá, um mulato brasileiro no reino dos Alafins de Oyó, sobre um traficante de escravos que vai para a África e se torna amigo do rei.
1h30min - A Imperatriz Leopoldense, vermelho-e-branco de São Leopoldo, chega à avenida com o enredo A Energia Iluminando a História: Ceee, 70 Anos de Glórias.
2h40min - Direto da Lomba do Pinheiro, a Unidos da Vila Mapa trará para a passarela do samba o tema Diversidades Culturais do Rio Grande do Sul.
3h50min - Com o tema Mandela - Nas Asas da Paz, o Guerreiro da Liberdade, a Unidos de Guajuviras vem de Canoas para a avenida da Capital.
5h - Escola da Vila Maria da Conceição, no Bairro Partenon, a Academia Samba Puro apresenta o enredo Querer é Poder.
Grupo de Acesso - Segunda-feira
22h - Após a apresentação da escola convidada União Cohab Cavalhada, é a hora da tribo Os Comanches se apresentar, com o enredo sobre a Lenda do Muiraquitã.
23h10min - A verde-e-branco Acadêmicos da Orgia fará uma homenagem com o tema Epao Babá, Acadêmicos Reverencia um Homem de Luz, um Homem de Axé: Salve Pai Cleon de Oxalá.
0h20min - É com o tema África, um Legado Muito Além da Escravidão, que a Realeza chega à passarela do samba na noite de segunda-feira. Cerca de mil componentes e duas alegorias - uma que representa a Mãe África e outra sobre as influências da
cultura no Brasil - vão apresentar o tema da escola. O carnavalesco Ismar Silveira reconhece que é preciso driblar problemas ocasionados pela falta de recursos, mas o esforço compensa:
- Temos de fazer algo consciente, com calma. Para fazer isso tem de gostar, é por amor.
1h30min - A Copacabana promete impressionar a avenida com o enredo Lendas e Mistérios da Amazônia Brasileira. A escola trará nas duas alegorias os principais mitos da região, além de um alerta sobre a importância de preservar a fauna e a flora locais. Cerca de 850 componentes vão desfilar e, se depender da empolgação descrita pelo zelador do barracão Vitor Hugo da Silva, 33 anos, a escola fará bonito:
- A comunidade tá motivada, chegando junto, no clima de Carnaval - assegura ele, que mora no barracão com a mulher e os três filhos.
2h40min - É a vez da União da Tinga, da Zona Sul, apresentar o tema Eólo, Deus dos Ventos da Mitologia Grega - A União Anuncia: a Energia Sustentável está no ar!
3h50min - Os Filhos da Candinha, escola da atual Rainha do Carnaval de Porto Alegre, Thamy de Souza, vai contar a história do funk com o enredo Candinha Sacode a Poeira, dá a Volta Por Cima e Comanda o Batidão. É Tudo Nosso! É Nóis, Mano!
5h - A Unidos do Capão, de Sapucaia do Sul, apresenta a história do ex-presidente com o tema Assim Se Fez o Destino, 2013 Brilha a Estrela Fiel da Nação Lula: Corintiano e Unidos do Capão.
6h10min - Para encerrar os desfiles, a Apito de Ouro, de Tapes, apresenta o enredo Apito de Ouro Faz o Prato Principal. Arroz, o Ouro Branco na Festa do Carnaval.