Notícias



A folia está pronta

Saiba tudo sobre os desfiles do Carnaval de Porto Alegre

Liberação do Porto Seco depende dos bombeiros, mas vale se programar

08/02/2013 - 08h04min

Atualizada em: 08/02/2013 - 08h04min


Aline Amorim e Carlos Henrique, passistas da Praiana

O Corpo de Bombeiros vai definir hoje de manhã se a pista do Sambódromo vai ser liberada para os desfiles ou não. Mas na expectativa de que as providências sejam tomadas e que a festa ocorra com segurança, o Diário apresenta todo o serviço sobre a maior festa popular do Estado.

Transporte

Os ônibus que atendem o Sambódromo:

E10 e E10.1 - Restinga/Carnaval (Via Lomba)
A linha especial circula das 20h20min às 0h20min, saindo do terminal da Restinga Nova até o Complexo Cultural Porto Seco. Retorno no final dos desfiles com veículos à disposição conforme a demanda no local. Itinerário: Av. João Antônio da Silveira, Av. João De Oliveira Remião (Lomba do Pinheiro - Parada 21), Av. Bento Gonçalves, Av. Antônio de Carvalho, Av. Protásio Alves, Av. Manoel Elias e Av. Plínio Kroeff.

T6.1 - Tranversal 6 (Carnaval)
Atendimento a partir das 19h, a linha sai do Terminal Princesa Isabel (Azenha), segue pela Av. Ipiranga, Ramiro Barcelos, Av. Protásio Alves, Rua Otávio dos Santos, Av. Baltazar de Oliveira Garcia, Av. Plínio Kroeff.

E33 - Centro/Evento (Via Sertório)
A linha Especial Carnaval opera a partir das 16h, partindo do Centro Histórico (Terminal Rui Barbosa/CPC) e saindo do Porto Seco. Com veículos à disposição no final do evento. Itinerário: Av. Farrapos, Av. Sertório, Baltazar de Oliveira Garcia, Av. Plínio Kroef.

Além das linhas especiais e extensões das existentes, os ônibus 633 - Costa e Silva e B02 - Leopoldina/Aeroporto, que atendem a região do Porto Seco, terão atendimento normal e acréscimos de viagens durante a madrugada.

Lotações
As linhas de transporte seletivo que terão atendimento especial na região do Porto Seco são a 40.41 -  Petrópolis/Fapa, 60.1 - Sarandi, 60.5 - Jardim Leopoldina e 60.6 - Parque dos Maias.

Estacionamento
Quem for assistir aos desfiles de Carnaval no Porto Seco poderá deixar o carro no estacionamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). É na Av. Plínio Kroeff, próximo à pista de eventos. São 320 vagas, com funcionamento das 17h às 8h e preço único de R$ 15.

Táxis
Terá ponto no entorno do complexo do Porto Seco, na Av. Mil Novecentos e Trinta e Sete. A EPTC alerta aos usuários que nos dias de Carnaval não pode ser cobrada bandeira 2 nos táxis, segundo legislação municipal, com a exceção de domingo, 10, e nos outros dias das 22h às 6h.

Alimentação

A praça de alimentação suportará 5 mil pessoas, sanitários extras. Em toda extensão da pista de desfiles haverá 13 quiosques de alimentação, localizados atrás das arquibancadas.

Assistência médica

Haverá estrutura para atendimento de urgências médicas, prevenção de DSTs e vigilância sanitária. O espaço conta com uma área total de 200m², composta por recepção, consultório, espera dirigida, sala de estabilização, sala de procedimentos, copa/estar para os trabalhadores da saúde e de uma área externa, para, se necessário, atendimento de múltiplas vítimas e para embarque e desembarque de usuários na ambulância.

Setorização

Do lado esquerdo da avenida estarão os setores ímpares e do lado direito estarão os pares. Cada local terá acesso em separado e contará com quiosques de  alimentação e sanitários independentes. O número de catracas de acesso aumentou de 27 para 31. Haverá quatro cancelas veiculares.

Segurança

Quem comprar ingresso para o Setor 1, circulará apenas lá. Só será possível deixar completamente o local duas vezes. Isso possibilita ao folião, por exemplo, desfilar por sua escola e depois retornar à arquibancada. Não será possível entrar e sair do setor indefinidamente.

A Brigada Militar fará a segurança de quem estiver no Complexo, com um contingente de 400 policiais por noite, além de um Posto Interno da BM. O monitoramento por câmeras está mantido.

Ingressos

Os ingressos estarão à venda nas bilheterias do Sambódromo nos dias 8, 9 e 16 de fevereiro, a partir das 19h. Os desfiles dos dias 10 e 11 serão gratuitos. Apenas a arquibancada de número 4 encontra-se esgotada para os dias 8 e 9.  Para o Desfile das Campeãs, no dia 16, há ingressos em todos os setores. O valor é de R$ 10 e não se aceitam cartões de crédito. Há desconto de 50% para idosos.

É proibido

Garrafas de vidro (alimentos e bebidas em embalagens de plástico são permitidos)

Instrumentos metálicos ou materiais que possam ser virar instrumento de agressão

Armas brancas e de fogo (tesouras, facas, canivetes, revólveres e pistolas)

Guarda-chuvas (exceto se for de plástico)

Na tevê

A RBS TV transmite ao vivo com apresentação de Maurício Saraiva e Regina Lima, e comentários de Cláudio Brito, César de Lucena, Renato Dornelles e Luiz Armando Vaz. Com 20 câmeras, a emissora garantirá imagens em HD da saída das alegorias dos barracões, da expectativa e os preparativos da largada. A TVCOM terá flashes ao vivo.

No rádio

A Gaúcha (FM 93,7 e AM 600) abre as transmissões dos desfiles de Porto Alegre a partir das 22h (sexta) e 21h (sábado), com flashes desde as 17h.

Na internet

Acompanhe a cobertura dos desfiles também no site do DG.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias