Geral



Luto no Carnaval

O adeus a Lelé, o primeiro Rei Momo negro do carnaval de Porto Alegre

Corpo será sepultado nesta quarta-feira, no Cemitério Jardim da Paz

17/07/2013 - 15h07min

Atualizada em: 17/07/2013 - 15h07min


Aos 88 anos, Adão Alves de Oliveira, o primeiro Rei Momo negro de Porto Alegre, faleceu nesta terça-feira

Aos 88 anos, Adão Alves de Oliveira, o primeiro Rei Momo negro de Porto Alegre, foi vítima de falência múltipla dos órgãos após uma semana de internação no Hospital Vila Nova, na Zona Sul da Capital. Segundo a família, seu corpo será enterrado no Cemitério Jardim da Paz na tarde desta terça-feira. Lelé, como era popularmente conhecido pela comunidade carnavalesca, reinou entre 1949 e 1952.

Alegria carnavalesca de Lelé está eternizada

Lelé foi o primeiro Rei Momo negro da Capital, sendo carinhosamente chamado de Rei Negro. Em 2005, ele já alegava falta de memória, mas conseguiu lembrar como se tornou Rei Momo da capital gaúcha.

- Estava com amigos no Areal da Baronesa (atual Cidade Baixa) e resolvi fazer uma brincadeira para arrecadar grana para beber. Fizemos uma coroa de papelão e saímos pela rua. Deu certo - contou em entrevista ao Diário Gaúcho.

No ano seguinte, seu Lelé foi convidado para ser o primeiro Rei Momo negro de Porto Alegre. De 1949 a 1952, ele e seus amigos fizeram uma festa paralela ao Carnaval oficial no Areal da Baronesa. A turma de seu Lelé levava diversão pelas ruas do bairro.

Além de ter agitado o Carnaval, Lelé jogou futebol entre 1943 e 1945. Foi no campo que surgiu o apelido:

- Meus amigos diziam que eu tinha um chute igual ao do atacante Lelé, do Madureira, time do Rio. Por isso passaram a me chamar deste nome.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias