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Pequenos negócios podem receber até 15 mil reais para custos com alagamentos
Veja quais os requisitos da iniciativa do Sebrae RS que visa a recuperação de pequenas empresas afetadas pelas enchentes no RS
Com a retomada gradual das atividades e a recuperação dos locais afetados pelas enchentes, já é possível dimensionar o tamanho do prejuízo que afeta os empreendedores de micro e pequenas empresas no Estado. Para além do impacto nas vendas durante o período e o abalo emocional, os espaços físicos de dezenas de negócios também sofrem para se recuperar.
De acordo com o levantamento apresentado pelo Sebrae RS, cerca de 160 mil empresas foram impactadas diretamente pelas chuvas, enquanto outros 600 mil negócios exibem danos indiretos. Os prejuízos vão de espaços físicos alagados à perda de maquinários, produtos e vendas, além de postos de trabalho no próprio setor e gerados pela cadeia produtiva.
Ao identificar os desafios de reconstrução dos empreendedores, o Sebrae RS lançou a Sebraetec Supera, uma solução emergencial para que os donos de pequenos negócios afetados pelas enchentes possam reerguer o quanto antes os seus negócios. Através do cadastro e análise de cada caso, um plano de ação é traçado com foco na imediata reabertura, além de uma linha de reembolso para parte dos custos dessa recuperação.
Para fazer parte da iniciativa da Sebraetec Supera, a empresa deve estar enquadrada na categoria de Micro e Pequenas Empresas (MEI, ME e EPP) e possuir conta bancária no nome do CNPJ ou Inscrição de Produtor Rural. Além disso, é necessário que o espaço físico a ser reparado esteja dentro do raio de áreas alagadas nas cidades do Rio Grande do Sul e dentro do decreto de calamidade pública.
Confira todos os passos dessa iniciativa e requisitos necessários para participar:
Cadastro
Com vagas limitadas, a participação das empresas está sujeita a disponibilidade. Ao todo, a previsão é que sejam selecionados até cerca de 11,5 mil pequenos negócios para receber o benefício ainda na primeira quinzena de junho.
O cadastro deve ser feito diretamente através da página da iniciativa com envio de dados de identificação e contato. Em seguida, o time do Sebrae RS entrará em contato para avaliar se o negócio está de acordo com todas as diretrizes da iniciativa.
Mapeamento de danos
Após a aprovação do cadastro, o time do Sebrae RS marcará uma visita técnica ao local do negócio para avaliar todos os estragos e danos causados pelos alagamentos. Neste momento, os consultores especializados realizam um levantamento e um plano de ação para a retomada, o quanto antes possível. Os serviços contemplados incluem a recuperação de equipamentos, ressarcimento financeiro e materiais de construção, limitados ao valor disponível para cada micro e pequena empresa.
Reembolso de até 15 mil reais
O cálculo de danos será feito diretamente pelos consultores do Sebrae RS no espaço físico da empresa de acordo com a necessidade de cada negócio para se estabelecer o quanto antes possível no mercado. Qualquer custo anterior ao momento da avaliação não estará incluso, assim como nenhum reembolso será disponibilizado antes no momento do cadastro ou qualquer etapa anterior a avaliação individual do empreendimento. Por esse motivo, o quanto antes o proprietário realizar o cadastro, mais chances de ter os gastos cobertos e materiais recuperados.
Confira os valores de reembolso conforme cada categoria:
- MEIs: reembolso máximo de até R$3 mil
- MEs: reembolso máximo de até R$10 mil
- EPPs: reembolso máximo de até R$15 mil
O prazo médio para o reembolso é de até 45 dias, mas pode variar conforme a validação dos documentos e o cumprimento das etapas necessárias por parte do empreendedor. Caso o seu negócio não se inclua nesses pré-requisitos, confira as outras opções de serviços gratuitos que podem ajudar neste momento.